FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES DO GRUPODE PESQUISA CULTURAS, PARCERIAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO.
Nome: ADRIANO RAMOS DE SOUZA
Data de publicação: 28/03/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| PAOLO NOSELLA | Examinador Externo |
| ROGERIO DRAGO | Examinador Interno |
| ROGERIO OMAR CALIARI | Examinador Externo |
| ROSALI RAUTA SILLER | Examinador Externo |
Resumo: A tese desta pesquisa de doutorado é a seguinte: as produções acumuladas no Grupo de Pesquisa
(CNPq) “Culturas, Parcerias e Educação do Campo” do Programa de Pós-Graduação em Educação
– PPGE da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES favorecem práticas colaborativas na
composição de uma proposta alternativa de formação, inicial e continuada, de professores
Educação do Campo. O problema da investigação coloca uma questão básica: A formação inicial
e continuada de professores da Educação do Campo contribui para superar racionalidade técnica
da qualificação docente na Universidade Federal do Espírito Santo? O quadro teórico beneficia-se
de análises das obras de pensadores como Antônio Gramsci e Paulo Freire, para discutir a temática
dos professores como intelectuais orgânicos e valorização das culturas como processo educativo
em um esforço de emancipação dos sujeitos. O conceito de parceria colaborativa entre as
instituições e seus sujeitos (FOERSTE, 2005) subsidia processos de formação docente para a
promoção da educação escolar como “cultura máxima”. Os pressupostos metodológicos dos
processos investigativos realizados dialogam com as abordagens qualitativas em educação
(FICHTNER et al., 2020; BRANDÃO et al., 2023). Os estudos realizados apontam que a formação
inicial de professores do Campo no Espírito Santo supera em parte o viés racional tecnicista. As
produções acumuladas em análise apontam para uma racionalidade fundada em concepções
emancipatórias na formação de professores como intelectuais orgânicos engajados na produção
coletiva da Cultura Máxima/Extrema das massas. Os estudos sugerem, por ausência, a
necessidade de aprofundar a questão da dialética Campo-Cidade como indissociáveis,
complementares e interdependentes.
