O MATERIAL EDUCATIVO E A INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO ESCOLA DA TERRA CAPIXABA

Nome: KELLY CRISTINA SOARES LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE Orientador
PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE Examinador Interno
PRISCILA MONTEIRO CHAVES Examinador Interno
ROGERIO OMAR CALIARI Examinador Externo

Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar os discursos nos/sobre os materiais educativos
do Curso de Extensão Escola da Terra Capixaba ofertado pela Universidade Federal
do Espírito Santo (Ufes), em parceria interinstitucional (Foerste, 2005) com as
prefeituras municipais, Movimentos Sociais, Secretaria de Estado de Educação do
Espírito Santo (Sedu), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no
ES (Undime/ES), a Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e
Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC), com a primeira oferta no período
de setembro de 2015 a novembro de 2016. Buscou-se compreender de que forma os
discursos produzidos pelos materiais educativos, disponibilizados no Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA) do curso Escola da Terra Capixaba, contribuem para uma
formação continuada de professores que valorize diálogos interculturais. Tratou-se de
uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que abarcou a análise
documental e a análise de três rodas de conversa on-line, realizadas com os
coordenadores e alguns professores-pesquisadores. A discussão buscou interface
com os estudos de Káplun (2003) sobre materiais educativos; Bakhtin (2011) e
Volóchinov (2018) a respeito de análise do discurso; Fornet-Betancourt (2001) e
Candau (2010; 2020) sobre interculturalidade e Freire (1887;1989;2002) sobre a
prática educativa. Analisou-se os materiais educativos disponibilizados no AVA,
sobretudo aqueles do módulo II, intitulado “Cultura(s) Interculturalidade e
Interdisciplinaridade na Educação do Campo”; os projetos postados pelos
professores-cursistas para uma das atividades do referido módulo e o material
produzido com as rodas de conversa. Os resultados demonstraram que o curso
promoveu mecanismos de valorização intercultural, possibilitou a produção de
materiais com grande potencial de reverberação e contribuiu para a sinalização
quanto à importância de parcerias interinstitucionais na formação docente.

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