PEGADAS NA AREIA: AS CONDIÇÕES DE OFERTA ESCOLAR PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NA PERSPECTIVA DE PAIS/FAMILIARES BRASILEIROS E MEXICANOS
Nome: BRUNNA CAVALCANTE LEAL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/12/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALINE DE MENEZES BREGONCI | Examinador Externo |
ANTÔNIO CARLOS GOMES | Examinador Externo |
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO | Orientador |
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir compreensões sobre as condições de
oferta escolar para estudantes público-alvo da educação especial no Brasil e no
México, na perspectiva dos pais/familiares desses/as estudantes. Para tanto,
reuniram-se dados sobre a) as necessidades escolares na perspectiva dos
pais/familiares de estudantes público-alvo da educação especial matriculados em
escolas de ensino comum, b) a importância da escola para esses/as estudantes, c) a
utilização dos recursos públicos para a garantia do direito à escolarização desses/as
estudantes. Procedeu-se a um estudo comparado internacional, de natureza
predominantemente qualitativa, com buscas por informações em documentos e por
meio de entrevistas semiestruturadas com pais/familiares de estudantes público-alvo
da educação especial das duas realidades. Para este estudo, selecionaram-se uma
escola do município de Xalapa-Veracruz, México, e duas escolas do município de Vila
Velha-Espírito Santo, Brasil. Nessa dinâmica, assumiu-se a estratégia teóricometodológica da sociologia figuracional elaborada por Norbert Elias (1994, 1998,
2001, 2002, 2006, 2008, 2011, 2012). Dessa perspectiva teórico-metodológica extraiuse o conceito de figuração, com apoio na indissociabilidade entre indivíduo e
sociedade. Os dados coletados mostraram que, nas duas realidades estudadas, os
pais/familiares desconhecem os recursos destinados à escolarização dos/as
estudantes público-alvo da educação especial. A falta de acesso às informações
relacionadas aos recursos que devem ser direcionados à escolarização dos/as
estudantes público-alvo da educação especial dificulta por parte das famílias conhecer
e compreender esses dados. De toda forma, os pais/familiares destacaram que as
condições de ensino oferecida nas escolas de seus/suas filhos/as atendiam suas
expectativas e apontaram a escola de ensino comum como um espaço importante
para seus/suas filhos/as. Ademais, eles reconheceram a dedicação dos professores,
apontando-os como o principal investimento do estado para e na educação escolar de
seus/suas filhos/as.