ESCOLAS PRIMÁRIAS NO ESPÍRITO SANTO PELAS LENTES DA FOTOGRAFIA
(1908-1928): A HISTORIOGRAFIA E SUAS FONTES
Nome: CLARA ZANDOMENICO MALVERDES
Data de publicação: 16/12/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Examinador Interno |
RACHEL DUTRA ABDALA | Examinador Externo |
ROSIANNY CAMPOS BERTO | Examinador Interno |
SONIA MARIA DA COSTA BARRETO | Examinador Externo |
Resumo: O estudo focaliza possíveis usos da fotografia como fonte para a escrita da
História da Educação, indagando de que modo a análise de imagens de
escolas primárias pode contribuir para a compreensão e para a
problematização dos processos de escolarização no Espírito Santo nos anos
iniciais da República no Brasil (1908-1928). Utiliza como fontes privilegiadas
fotografias de instituições escolares capixabas e dos sujeitos que as
habitavam, estabelecendo como eixos de análise estruturas, e as múltiplas
configurações das instituições fotografadas. O corpus documental é constituído
por fotografias, relatórios de governo, legislação e publicações jornalísticas,
analisados em constante cruzamento. A análise das fontes, a partir método
indiciário (Ginzburg, 1989), contempla a compreensão historiográfica
sustentada por Bloch (2001) e Ginzburg (2002, 2004, 2007), que privilegia a
atenção a vestígios e pistas que forneçam informações sobre o objeto
investigado. No processo de leitura e análise cruzada das fontes, a prática
historiográfica que desenhamos, possibilitou que vestígios, indícios e pistas
aparentemente inacessíveis ou negligenciáveis, conduzissem os nossos
olhares pelos e labirintos do passado (Ginzburg, 2007). Desse modo, a análise
microscópica, a integração dos dados iconográficos e de comissionamento e a
compreensão das relações de força envolvidas na produção, guarda e usos
das fontes utilizadas pela pesquisa foram potencializadas por meio da
utilização do método indiciário. Propusemo-nos a analisar referentes a
instituições escolares situados em quatro municípios capixabas – Santa
Leopoldina, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus, buscando
descobrir e compreender, a partir das lentes da fotografia, elementos da
constituição de cada escola fotografada, e relações estabelecidas com os
diferentes contextos em que se produziram. A partir das imagens analisadas,
verificamos as singularidades e as múltiplas configurações de escolas
primárias públicas capixabas em funcionamento nas décadas iniciais da
primeira república.