[...] do caos ao Thémata: por epistemologias e práticas na diversidade
Nome: LILIAN PEREIRA MENENGUCI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/05/2012
Orientador:
Nome | Papel |
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DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLAUDIO ROBERTO BAPTISTA | Examinador Externo |
DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
LUCIA HELENA REILY | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Examinador Interno |
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Examinador Interno |
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que aposta na religação de saberes e fazeres como possibilidade de ampliar e fortalecer a rede inclusiva entre as áreas de Educação, Cultura e Saúde. Compreende, nesse aspecto, que a Arte se apresenta como uma proposição conectora na tessitura do movimento que entrelaça cada um desses campos de atuação e de produção de conhecimento. Objetiva garantir a inclusão como garantia de direitos para além do chão e dos muros da escola comum. Elege como arcabouço teórico as contribuições de Gregory Bateson e de Edgar Morin, respectivamente. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação de complexidade sistêmica, cuja metodologia se tece na processualidade do próprio estudo. Os sujeitos participantes da pesquisa são, ao mesmo tempo, autores e atores desta investida teórica e metodológica: assistente administrativo, assistente social, atores e atrizes, bacharel em filosofia, fisioterapeuta, gestor cultural, instrutores de teatro, instrutores de dança, intérprete de Libras, pedagoga, pessoas com deficiência, pessoas surdas, professora de Arte, entre outros. Os dados foram produzidos e capturados na circularidade da pesquisa. Desse movimento, vivido no cenário de uma Escola de Arte de natureza pública e municipal na cidade de Vitória, além da instituição de um grupo transdisciplinar para a discussão e proposição de políticas e práticas inclusivas tecidas em rede, da realização de uma oficina de teatro para pessoas surdas, resultou também a realização da Mostra Cultura e Diversidade, envolvendo diretamente 180 protagonistas. Este projeto assume a incerteza como mote propulsor. Essa última retroalimenta não só a curiosidade epistemológica de seus participantes como provoca mudanças nos sistemas aprendentes por eles representados inaugurando políticas e práticas inclusivas transdisciplinares.