UM Olhar Sobre o Pró-letramento
Nome: JANAINA SILVA COSTA ANTUNES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 23/09/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Orientador |
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
DILZA CÔCO | Examinador Externo |
ERINEU FOERSTE | Examinador Interno |
FERNANDA ZANETTI BECALLI | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho compõe uma série de estudos produzidos na linha de pesquisa
Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, com a finalidade de analisar as políticas de alfabetização implementadas nos anos 2000 pelo Governo Federal. Busca, especificamente, compreender os conceitos de alfabetização e de letramento que ancoram o Programa Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na análise do currículo e da avaliação diagnóstica propostos. Parte da tese de que, mesmo que a alfabetização e o letramento tenham sido apresentados como processos indissociáveis, o programa enfatiza com mais intensidade aspectos relacionados com a apropriação do sistema de escrita, ou seja, a alfabetização, tanto no currículo como na avaliação diagnóstica. Toma como referencial teórico e metodológico os pressupostos bakhtinianos no campo da filosofia da linguagem. Conclui que o currículo e a avaliação da aprendizagem propostos no programa, para a alfabetização e o letramento inicial das crianças, são orientados por conceitos diversos de alfabetização, enfatizando aspectos associados a este processo.