HISTÓRIA, Memória e Educação das Sensibilidades: o Processo de Patrimonialização da Casa Lambert de Santa Teresa-es

Nome: MARCIA REGINA RODRIGUES FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/12/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARNALDO PINTO JUNIOR Orientador
ERINEU FOERSTE Examinador Interno
JUÇARA LUZIA LEITE Examinador Interno
MARIA DE FÁTIMA GUIMARÃES Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação de mestrado analisa o processo de patrimonialização da Casa Lambert na relação com a história, a memória e as experiências educacionais socialmente construídas pelos sujeitos. O diálogo com as contribuições teórico-metodológicas do filósofo Walter Benjamin e do historiador Peter Gay permite desvelar as visões de mundo, imagens e valores imbricados na Casa, considerando uma educação das sensibilidades constantemente em curso na modernidade que incide sobre o patrimônio cultural. E a partir das elaborações teóricas do historiador Edward Palmer Thompson, a cultura é compreendida em seus aspectos plurais, marcada por tensões, conflitos e negociações, e constantemente (re) significada pelos sujeitos por meio de suas experiências. Com um enfoque de cunho qualitativo, esta pesquisa documental e bibliográfica, focaliza três momentos fundamentais: a construção da casa em 1875-1876, o tombamento em 1985 e a restauração e transformação em um espaço de memória da imigração italiana em Santa Teresa e no Espírito Santo em 2010-2011. No âmbito da História Cultural, as reflexões sobre a Casa Lambert representam a possibilidade de novas leituras e novos olhares sobre a cidade e sua história.

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