Optativa III

Código: PPGE2545
Curso: Mestrado em Educação
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa: História da fenomenologia e do existencialismo. Método fenomenológico de Husserl e seguidores. O método fenomenológico em Maurice Merleau-Ponty. O corpo. A carne. A brinquedoteca hospitalar: o corpo e sua expressões em ensinar e aprender. O corpo e a aprendizagem. O corpo e os conteúdos escolares oficiais, os emergentes e os não-escolares. O corpo na Educação Especial, Inclusiva, Hospitalar e Domiciliar: histórias, conceitos e o do corpo (do)ente em processos escolares e não-escolares de ensino-aprendizagem. Práticas exitosas em Educação Especial numa perspectiva inclusiva, Pedagogia Inclusiva, Hospitalar e Domiciliar.
Bibliografia: MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. WMF Martins Fontes, 2018.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MERLEAU-PONTY, M. A estrutura do comportamento Belo Horizonte: Interlivros, 1975.
MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível São Paulo: Perspectiva, 1992.
MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito Lisboa: Veja, 1997.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910