A política de Educação de Jovens e Adultos no ES: repercussões no (des) cumprimento do direito à educação no movimento de reconstrução em face do desmonte de políticas públicas

Resumo: Este projeto vincula-se ao Programa de Pós-graduação e Educação do Centro de Educação da Ufes, na linha de pesquisa “Educação, formação humana e políticas públicas”, bem como ao Grupo de Pesquisa do CNPQ “Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo” (GEPEJAC) busca prosseguir estudos desenvolvidos por integrantes deste grupo oriundos de investigações já realizadas, em nível de mestrado, doutorado, iniciação científica, nos últimos cinco anos e em andamento, que comungam uma agenda de investigação comum a partir de alguns eixos temáticos a serem tomados como objetos de estudo: a) as identidades dos sujeitos que envolvem na cidade e no campo as diversidades da EJA; b) estudo e análise das políticas de EJA em nível nacional e local; c) acompanhamento da oferta da educação profissional nas redes estadual, municipais e federal; d) continuidade de estudos de levantamento e atualização dos dados da realidade local da EJA na relação com os dados oriundos das estatísticas educacionais (Inep, Ibge) de forma articulada com ação política do Fórum de EJA/ES; e) continuidade de estudos sobre estratégias de integração curricular na educação básica. A educação popular é assumida como matriz teórica, bem como o aporte de autores do campo da política educacional e de estudiosos do campo trabalho e educação e do campo da sociologia crítica. Coerente com a abordagem epistemológica da educação popular que se abre para conjugar diferentes formas de pesquisa, as pesquisas documental e participativa são opções assumidas inicialmente. Aberta ao entrelaçamento com outras formas de abordagens metodológicas busca-se desocultar “saberes e práticas da margem”, numa perspectiva transdisciplinar, tendo como premissa a ideia de que “o conhecimento não é privilégio de determinadas pessoas”. Tem-se como objetivo geral analisar as recentes políticas de EJA em nível nacional e local, no período de 2021- até o presente momento e seus desdobramentos na conformação da oferta de EJA nas redes estadual, municipais e federal tendo em vista o atual momento de reconstrução nacional e o desmonte que segue aniquilando a oferta da modalidade, produzindo fechamentos no âmbito do ensino fundamental e médio, em loci de pesquisa distintos. Tem-se como perspectiva que os desafios e eixos de investigação elencados, bem como a agenda de pesquisa proposta possam continuar inspirando caminhos de pesquisa no âmbito da iniciação científica e da pós-graduação, considerando que a proposição ora feita se constitui como um guarda-chuva para abrigar possíveis e necessárias investigações ainda não cogitadas. Os resultados obtidos da pesquisa serão devolvidos em forma de produção acadêmica em eventos científicos e compartilhados em espaços das plenárias do Fórum de EJA/ES e de debate sobre as políticas públicas juntos a movimentos sociais e demais segmentos da sociedade civil interessados.

Data de início: 27/03/2024
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado MARIA DE FÁTIMA MIGUEL RIBEIRO
Aluno Doutorado FERNANDA RODRIGUES NEVES REINHOLTZ
Aluno Doutorado IVAN CARDOSO OLIOSE
Aluno Doutorado DANIELA MENDONÇA DELUCAS
Aluno Doutorado TATIANA SILVA MACHADO DE OLIVEIRA

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