Línguas adicionais, metodologias, tecnologias e internacionalização

Resumo: Este projeto de pesquisa investiga o papel das tecnologias e das metodologias de ensino de inglês como língua adicional e sua relação com as políticas linguítsicas e de internacionalização do ensino superior. O estudo investiga também o papel das línguas adicionais em geral, do multilinguismo e do inglês em particular no processo de internacionalização. O estudo é baseado no pressuposto de que o acesso à informação e à tecnologia é necessário para a construção de capital social (WARSCHAUER, 2003) e que esse acesso exige algum conhecimento de inglês e letramento digital (FINARDI; PREBIANCA; MOMM, 2013). Outro pressuposto do estudo é que o uso informado de tecnologias e metodologias, aliado ao ensino de inglês como língua internacional (FINARDI, 2014) são essenciais para alavancar o desenvolvimento social e a internacionalização da educação no Brasil. O estudo analisa políticas de internacionalização do ensino superior (por exemplo FINARDI; ORTIZ, 2015; FINARDI et al, 2015) e tecnologias de ensino/aprendizagem/acesso à informação em inglês relacionando-as com as metodologias de ensino de línguas estrangeiras no Brasil.

Data de início: 01/10/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado FELIPE FURTADO GUIMARÃES
Aluno Doutorado GABRIEL BRITO AMORIM
Aluno Mestrado SEBASTIÃO LIMA
Aluno Mestrado ANA RACHEL MACÊDO MENDES
Aluno Mestrado KARINA ANTONIA FADINI

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910