POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A RECONVERSÃO DOCENTE NO CURSO ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA (2019 - 2021)
Nome: SARA GABRIELLE FONSECA RIBEIRO
Data de publicação: 20/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
PATRÍCIA CAMINI | Examinador Externo |
PRISCILA MONTEIRO CHAVES | Presidente |
Resumo: A pesquisa se insere no campo das políticas de alfabetização do Brasil, em especial
no que diz respeito à formação de professores alfabetizadores sob da Política
Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019). Tem por objetivo compreender as
diretrizes fundamentais e o sentido que foi dado à formação de alfabetizadores no
que propõe o curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). A pesquisa ainda
busca problematizar as noções fundamentais sobre alfabetização propostas pelo
ABC, evidenciar as referências nacionais e internacionais que sustentou tais
propostas ABC, investigar as bases teórico-pedagógicas que compõem o curso e
suas vinculações epistemológicas, além de analisar a que se referem as evidências
científicas integradas ao curso e qual sentido é produzido por elas. Utiliza, como
aporte metodológico, uma pesquisa qualitativa de cunho documental, à luz do
materialismo-histórico. Destaca que a PNA, em seu período de vigência, trouxe a
abordagem do método fônico de alfabetização como única metodologia comprovada
por “evidências científicas” para o trabalho com as crianças brasileiras e trouxe
fortemente uma ideologia de ciência positivista, superior às ciências humanas, tendo
desconsiderado toda produção acadêmica brasileira no campo da alfabetização.
Identifica que as bases pedagógicas que “sustentam” o ABC, são as teorias
cognitivistas, que levam em consideração o fator biologizante de aprendizagem, em
detrimento dos fatores sociais, de interação com o outro, além das questões
socioeconômicas e raciais, muito presentes no Brasil. Assim, a pesquisa considera
que o curso vincula o moderno e o arcaico na tentativa de reconversão docente, pois
ao trazer um método de alfabetização já superado, associado a novas tecnologias o
ABC tenta desconfigurar e reduzir a docência, à mera reprodução de atividades
expostas na plataforma. Dessa forma, a pesquisa compreende que o ABC é um
curso de formação de professores alfabetizadores em plataforma digital, com baixa
qualidade de conteúdos, planejado e executado por instituições de outro país, em
português de Portugal, com vídeo aulas “práticas” de atividades realizadas em
contexto português se constituiu em um curso ofertado pelo MEC que visou atender
hegemonicamente a PNA e seus autores.