CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA PROPOSTA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ
Nome: PAOLA COMETTI FORECHI SCHMITTEL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/09/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Interno |
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Orientador |
FERNANDA ZANETTI BECALLI | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação integra estudos desenvolvidos no campo da Educação Infantil e do ensino da leitura e da escrita, pela linha de pesquisa Educação e Linguagens, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trata-se uma pesquisa documental, pautada pela perspectiva bakhitiniana da linguagem como aporte teórico-metodológico, que tem como problema de estudo a abordagem do ensino da leitura e o trabalho com a escrita propostas nas Orientação Curriculares para Educação Infantil (OCEIs). Ao focalizar essa temática, busca investigar concepções de leitura e de escrita que fundamentam o trabalho proposto para a Educação Infantil do município de Aracruz, sustentado pelas OCEIs, documento elaborado no período de 2014 a 2016, por meio da assessoria da instituição privada intitulada Comunidade Educativa CEDAC, da Secretaria Municipal de Educação do município de Aracruz (Semed). Para isso, toma como base as contribuições da perspectiva bakhtiniana de linguagem, buscando dialogar com os discursos materializados por esse enunciado constituído por várias vozes e com os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin. A partir da análise do documento, constata que suas orientações consideram a abordagem psicogenética ou cognitivista como base do trabalho com a leitura, identificando que as OCEIs se fundamentam numa concepção de leitura como processo de compreensão de significados do texto lido. O trabalho com a escrita observa os preceitos da perspectiva psicogênese da língua, com base nas teorias construtivistas.