CLAUDIA MARIA MENDES GONTIJO
Título: Doutor
Grupos e núcleos de pesquisa: CNPq
Curriculum: https://lattes.cnpq.br/6585693734181022
Participação em projetos:
| Título | Data de início |
Prazo (meses) | Participação no projeto |
|---|---|---|---|
| DISCURSOS DA UNESCO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E ANALFABETISMO NO SÉCULO XX | 01/01/2022 | 48 | Coordenador |
| ALFABETIZAÇÃO NA HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO DO BRASIL (1946 a 1961) | 01/02/2019 | 36 | Coordenador |
| ALFABETIZAÇÃO NA HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO DO BRASIL (1961 a 1985) | 02/02/2016 | 36 | Coordenador |
| A ALFABETIZAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO (1985 a 2003) | 06/12/2014 | 24 | Coordenador |
| A alfabetização no Espírito Santo (1985 a 2003) | 01/06/2011 | 24 | Coordenador |
Páginas
Participação em bancas:
| Título | Nome | Data de defesa |
Curso |
|---|---|---|---|
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: ENTRELAÇANDO FIOS ENUNCIATIVO-DISCURSIVOS SOBRE O PRÓ-LETRAMENTO E O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA | LENI ROCHA MAIRINK | 27/06/2025 | Mestrado em Educação |
| DESDE QUANDO EDUCAR SE RESUME A SEGUIR MANUAIS? PROPOSTAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DIVULGADAS PELA NOVA ESCOLA |
TATIANA DAS MERCES JANUÁRIO | 17/12/2024 | Doutorado em Educação |
| NÃO PENSE EM CRISE, AVALIE! | NINA SOARES ROCHA | 02/12/2024 | Mestrado em Educação |
| CLÁSSICOS CONTEMPORÂNEOS NA ESCOLA: LEITURAS DO CANCIONEIRO BUARQUEANO PARA UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA |
RODRIGO GONÇALVES DIAS PITTA | 06/06/2024 | Doutorado em Educação |
| CORRELAÇÕES ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA - 2019) E O RELATÓRIO ALFABETIZAÇÃO INFANTIL (2007): HÁ NOVOS CAMINHOS? | VERONICA SANTANA EPIFANIO BERNARDINO | 24/08/2023 | Mestrado em Educação |
Páginas
Disciplinas ministradas:
| Semestre |
Código | Nome | Carga horária | Curso |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2 | PPGE2515 | Seminário de Orientação de Dissertação I | 15 | Mestrado em Educação |
| 2025/2 | PPGE1735 | Estágio em Pesquisa IV | 30 | Doutorado em Educação |
| 2025/1 | PPGE1727 | Seminário de Pesquisa IV em Educação e Linguagens | 30 | Doutorado em Educação |
| 2025/1 | PPGE1729 | Qualificação do Projeto de Dissertação | 30 | Mestrado em Educação |
| 2025/1 | PPGE1722 | Seminário de Pesquisa III em Educação e Linguagens | 30 | Doutorado em Educação |
Páginas
Alunos orientados:
| Nome | Título | Data de defesa |
Papel | Tipo |
|---|---|---|---|---|
| ALCIONE APARECIDA DE AZEVEDO | DISCURSOS DA UNESCO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO PERÍODO DE 2000 A 2015 PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE | 25/09/2024 | Orientador | Tese de doutorado |
| VERONICA SANTANA EPIFANIO BERNARDINO | CORRELAÇÕES ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA - 2019) E O RELATÓRIO ALFABETIZAÇÃO INFANTIL (2007): HÁ NOVOS CAMINHOS? | 24/08/2023 | Orientador | Dissertação de mestrado acadêmico |
| TAMILLE CORREIA DE MIRANDA MILANEZI | POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS ADOTADAS NO BRASIL (2003 A 2016) E EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: DIÁLOGOS COM AS ORIENTAÇÕES DA UNESCO |
28/06/2023 | Orientador | Tese de doutorado |
| TAMILLE CORREIA DE MIRANDA MILANEZI | POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS ADOTADAS NO BRASIL (2003 A 2016) E EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: DIÁLOGOS COM AS ORIENTAÇÕES DA UNESCO | 28/06/2023 | Orientador | Tese de doutorado |
| POLYANNA SILVA GORONCI | POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS (1945-1965): DISCURSOS DA UNESCO |
20/06/2023 | Orientador | Dissertação de mestrado acadêmico |
