POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS ADOTADAS NO BRASIL (2003 A 2016) E EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: DIÁLOGOS COM AS ORIENTAÇÕES DA UNESCO

Nome: TAMILLE CORREIA DE MIRANDA MILANEZI

Data de publicação: 28/06/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA MARIA MENDES GONTIJO Presidente
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
LOURIVAL JOSÉ MARINS FILHO Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMOES Examinador Interno
SILVIA DE FÁTIMA PILEGI RODRIGUES Examinador Externo

Resumo: Este texto tem como objetivo geral investigar políticas de alfabetização de surdos no
Brasil adotadas no período de 2003 a 2016 e em países da América Latina. Apresenta
como objetivos específicos: a) analisar as orientações advindas da Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que versam sobre a
inclusão educacional das pessoas com deficiência; b) discutir políticas de educação
bilíngue e alfabetização de surdos desenvolvidas no Brasil e em países da América
Latina; c) descrever metodologias de ensino da língua de sinais e da língua escrita no
Brasil e em países da América Latina. Partimos da tese de que as políticas
normatizadas no Brasil, no período de 2003 a 2016, deram início à educação bilíngue
para surdos, desencadeando significativos avanços nas políticas de alfabetização
desses sujeitos. Examina, de forma responsiva, documentos nacionais, políticas
educacionais da América Latina e relatórios mundiais da Unesco referentes à área da
surdez. Tem como fundamento teórico estudos de Bloch (2001), Le Goff (1990) e
Arendt (2002, 2004, 2016) para compreender as noções de história e de política. Adota
a pesquisa documental, tomando como referência Bakhtin (1987, 2011) para entender
o documento como texto. Conclui que o conhecimento de outras realidades permite
perceber os avanços na educação nacional no que se refere às políticas de educação
e alfabetização de surdos adotadas no período de 2003 a 2016.

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