ALFABETIZAÇÃO NA HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO DO BRASIL (1946 a 1961)
Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo geral analisar as política mundiais de alfabetização e seus desdobramentos nos rumos das políticas nacionais de alfabetização no período de 1946 a 1961. Para o alcance desse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) estudar e analisar as políticas internacionais de alfabetização estruturadas pelos organismos internacionais: b) analisar as propostas de alfabetização elaboradas pelo Ministério da Educação e Cultura concretizadas nos documentos oficiais; c) relacionar as propostas construídas em nível federal e as orientações elaboradas pelos órgãos internacionais. Como pressupostos teóricos, adotará, dentre outros autores, as contribuições de Mikhail Bakhtin no que se refere à sua concepção de texto, de Marc Bloch para embasar o conceito de história, e de Le Goff (1996) para entender o conceito de documento. Como metodologia, utilizará a pesquisa documental, pois serão analisadas fontes impressas produzidas pelos organismos internacionais e por órgãos diretores da educação nacional. Os resultados da pesquisa terão relevância e impacto para o desenvolvimento científico no campo da alfabetização, pois permitirá a compreensão das políticas internacionais e sua relação com os movimentos nacionais, criando, assim, outras possibilidades de estudos e contribuindo, desse modo, para o fortalecimento da alfabetização como campo de conhecimento.
Data de início: 01/02/2019
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO |