POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: ENTRELAÇANDO FIOS ENUNCIATIVO-DISCURSIVOS SOBRE O PRÓ-LETRAMENTO E O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Nome: LENI ROCHA MAIRINK

Data de publicação: 27/06/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Interno
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Presidente
LOURIVAL JOSÉ MARTINS FILHO Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCANTARA Examinador Externo

Resumo: A pesquisa tem como objetivo dialogar com as produções acadêmicas que têm discutido os programas de formação continuada de professoras alfabetizadoras — o Pró-Letramento e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa — no período de 2006 a 2024 com a finalidade de compreender ativa e responsivamente categorias de análise abordadas nas pesquisas, cotejando-as com outros enunciados e/ou textos. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, cujo corpus foi constituído por produções acadêmicas localizadas nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa fundamenta-se na concepção enunciativo-discursiva de linguagem, ancorada nos estudos bakhtinianos. Os resultados mostraram uma recorrente descontinuidade dos programas federais de formação, sem avaliações consistentes por parte dos órgãos públicos. Observamos ainda uma tendência à padronização das práticas docentes, limitando a autonomia, a criatividade e a reflexão crítica das professoras, ao mesmo tempo que reforça sua responsabilização pelo desempenho dos alunos, especialmente nas avaliações externas. Esse cenário desconsidera fatores estruturais que impactam o processo de ensino e aprendizagem, além de reduzir a alfabetização a um
instrumento voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências funcionais para atender às demandas do mercado, esvaziando sua dimensão histórica, cultural e simbólica para a formação humana. Apesar desses limites, as políticas de formação continuada representam uma iniciativa relevante no fortalecimento da profissionalização docente e na produção de novos
sentidos na relação entre teoria e prática.

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