DISCURSOS DA UNESCO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO PERÍODO DE 2000 A 2015 PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE
Nome: ALCIONE APARECIDA DE AZEVEDO
Data de publicação: 25/09/2024
Banca:
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Papel |
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CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
ELAINE CONSTANT PEREIRA DE SOUSA | Examinador Externo |
PRISCILA MONTEIRO CHAVES | Examinador Interno |
TELMA FERRAZ LEAL | Examinador Externo |
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender discursos da Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre a alfabetização de
crianças, no período de 2000 a 2015, principalmente aqueles direcionados para a
América Latina e o Caribe. Optamos pela metodologia de abordagem qualitativa, de
cunho documental. Inicialmente investigamos quais temas balizam os discursos da
UNESCO para a alfabetização infantil durante o período em estudo nos documentos
elaborados e difundidos pela equipe e parceiros da Organização, divulgados no sítio
eletrônico Unesdoc. Tais documentos expõem a evolução dos países-membros da
UNESCO para os cumprimentos das metas e dos objetivos para o alcance da
Educação para Todos, concluídas em 2015. Para tanto, baseamo-nos na concepção
de linguagem de Bakhtin (2011), com foco em seus conceitos de ideologia, discurso,
dialogismo e tema. Buscamos estudar as principais políticas educacionais
delineadas pela UNESCO, desde a sua formação até o ano em que iniciamos esta
pesquisa. Na sequência, destacamos o Programa de Educação Fundamental, o
incentivo da UNESCO ao acesso aos livros, o Programa Experimental Mundial de
Alfabetização (PEMA) e o Relatório Aprender a Ser de Edgar Faure. Defendemos a
tese de que, nos documentos analisados, os temas fracasso escolar, evasão e
avaliação como ferramenta para melhoria de resultados na educação passaram por
desdobramentos delineados pelos interesses políticos e econômicos da UNESCO
para atendimento das necessidades do mercado mundial.