A AÇÃO SOCIAL DO “MOVIMENTO COLABORA EDUCAÇÃO” EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERFEDERATIVAS

Nome: RODRIGO FERREIRA RODRIGUES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/02/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
DEANE MONTEIRO VIEIRA COSTA Examinador Externo
EDSON MACIEL PEIXOTO Examinador Externo
EDUARDO NORCIA SCARFONI Examinador Interno
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO Orientador

Páginas

Resumo: A pesquisa analisa a ação social do “Movimento Colabora Educação” (MCE) –
constituído desde 2016 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Todos
pela Educação, a Fundação Itaú Social, a Fundação Lemann, o Instituto Ayrton
Senna, o Instituto Natura, o Instituto Unibanco, o Instituto Positivo e o Instituto
Conceição Moura – nas políticas de colaboração interfederativas para a educação,
considerando-o como ator social articulado e estruturado numa rede estratégica de
ação social de interesse empresarial. Adota, como referencial teórico e
metodológico, a Sociologia Compreensiva e a das Associações, centrando-se nas
categorias Estado, ação social e redes, como estratégias de ação social,
empreendidas por meio do terceiro setor, de interesse empresarial, com vistas à
privatização, tendo como fundamento as contribuições de Weber (2012), Ball (2014)
e Adrião (2018). Metodologicamente, segue os delineamentos da pesquisa
qualitativa com orientação analítico-descritiva, utilizando-se de fontes documentais
relacionadas com o MCE. As tendências de conclusão desvelam três dimensões e
sentidos da ação social desses atores: a conformação do terceiro setor e, a partir
deste, o estabelecimento das parcerias como identidade e legitimidade à atuação
nas políticas sociais; a própria atuação do terceiro setor como parceiro e articulador
das políticas públicas; e o terceiro setor, de interesse empresarial, como definidor e
implementando políticas por meio de ação social articuladas em redes
estratégicas de ação social implementadas, como se reconhece o MCE.
Dimensões que favorecem a retroanulação do Estado, desvelando-se, portanto,
também em uma questão federativa que tem ressignificado conceitos, práticas
democráticas, federativas e a participação democrática e popular como princípios do
federalismo brasileiro essencialmente cooperativo.

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