A AÇÃO SOCIAL DO MOVIMENTO COLABORA EDUCAÇÃO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERFEDERATIVAS
Nome: RODRIGO FERREIRA RODRIGUES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/02/2020
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
DEANE MONTEIRO VIEIRA COSTA | Examinador Externo |
EDSON MACIEL PEIXOTO | Examinador Externo |
EDUARDO NORCIA SCARFONI | Examinador Interno |
GILDA CARDOSO DE ARAÚJO | Orientador |
Páginas
Resumo: A pesquisa analisa a ação social do Movimento Colabora Educação (MCE)
constituído desde 2016 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Todos
pela Educação, a Fundação Itaú Social, a Fundação Lemann, o Instituto Ayrton
Senna, o Instituto Natura, o Instituto Unibanco, o Instituto Positivo e o Instituto
Conceição Moura nas políticas de colaboração interfederativas para a educação,
considerando-o como ator social articulado e estruturado numa rede estratégica de
ação social de interesse empresarial. Adota, como referencial teórico e
metodológico, a Sociologia Compreensiva e a das Associações, centrando-se nas
categorias Estado, ação social e redes, como estratégias de ação social,
empreendidas por meio do terceiro setor, de interesse empresarial, com vistas à
privatização, tendo como fundamento as contribuições de Weber (2012), Ball (2014)
e Adrião (2018). Metodologicamente, segue os delineamentos da pesquisa
qualitativa com orientação analítico-descritiva, utilizando-se de fontes documentais
relacionadas com o MCE. As tendências de conclusão desvelam três dimensões e
sentidos da ação social desses atores: a conformação do terceiro setor e, a partir
deste, o estabelecimento das parcerias como identidade e legitimidade à atuação
nas políticas sociais; a própria atuação do terceiro setor como parceiro e articulador
das políticas públicas; e o terceiro setor, de interesse empresarial, como definidor e
implementando políticas por meio de ação social articuladas em redes
estratégicas de ação social implementadas, como se reconhece o MCE.
Dimensões que favorecem a retroanulação do Estado, desvelando-se, portanto,
também em uma questão federativa que tem ressignificado conceitos, práticas
democráticas, federativas e a participação democrática e popular como princípios do
federalismo brasileiro essencialmente cooperativo.