O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM PROCESSOS DE IMERSÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES NA UFES

Nome: DALIRA DA FONSECA BITTENCOURT
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Orientador
SILVANA VENTORIM Examinador Interno

Resumo: Compreender o processo de desenvolvimento da profissionalidade docente de
Residentes imersos (as) no contexto do PRP/CAPES da UFES – Campus
Goiabeiras/Vitória foi o objetivo primário deste estudo. O PRP é uma das ações
que integram a Política Nacional de Formação de Professores, desde 2018, sob
a articulação da CAPES. O estudo ocorreu numa perspectiva de anúncio, de
modo a evidenciar os saberes/conselhos/lições das experiências que,
possivelmente, contribuirão com o processo de profissionalização e
desenvolvimento da profissionalidade docente dos (as) futuros (as) professores
(as), pois, a expectativa é que os (as) Residentes, para além de serem sujeitos
do estímulo e da vivência pontual, são, especialmente, sujeitos da experiência.
A Narrativa foi utilizada como metodologia de pesquisa e de procedimentos de
coleta e de análise de dados. Apesar da investigação não ter a intenção em
aprofundar na análise do PRP/CAPES, foram identificados indícios de que o
desenvolvimento da profissionalidade docente dos (as) Residentes se compõe
com experiências do/no processo de imersão em escolas de educação básica
possibilitadas pelo Programa, de modo em que saberes/conselhos/lições da
experiência foram evidenciados. Na compreensão almejada, primariamente, o
estudo concluiu que houve contribuições do/no processo de imersão de
Residentes no contexto do PRP/CAPES na UFES – Campus Goiabeiras/Vitória
para o desenvolvimento da profissionalidade docente, tais como: i) ampliação de
experiências formativas na dimensão prático-crítico-reflexiva; ii) oportunidade de
identificar situações de aprendizagem em práticas de subversão ao instituído; iii)

maior segurança no ingresso da profissão; iv) ampliação das relações ético-
afetivas com colegas da profissão e com as crianças/estudantes; v) trocas de

saberes com a comunidade escolar; vi) possibilidade de reflexão na ação e sobre
a ação e; vi) ampliação da capacidade de lidar com as emoções e
imprevisibilidades da docência.

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