PRÁTICAS DA ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Nome: KEILA CARVALHO KLIPPER DOS SANTOS

Data de publicação: 10/03/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
KEZIA RODRIGUES NUNES Presidente
REGINA GODINHO DE ALCANTARA Examinador Interno

Resumo: A pesquisa destacou como tema as dificuldades dos estudantes no ensino superior em produzir textos acadêmicos. O objetivo geral foi analisar a relação de estudantes com a produção de escrita acadêmica, no sentido de identificar dificuldades, entraves, desafios e possibilidades ao encontro de práticas pedagógicas para valorização de uma escrita acadêmica conectada aos seus sentidos de vida e de expressão social. Como objetivos específicos, propôs: 1. conhecer, na produção acadêmica, as dificuldades dos estudantes no ensino superior referentes à produção escrita; 2. ampliar e compor com os estudantes no ensino superior práticas curriculares estratégicas de escrita acadêmica que valorizem suas experiências; 3. compor material de estudos para minimizar as dificuldades dos estudantes frente à produção textual escrita. O referencial teórico foi amparado nas contribuições da escrita acadêmica (Vieira e Faraco, 2022; Bakhtin, 1997, 2003; Motta-Roth, 2005) e na ampliação de práticas curriculares inventivas cotidianas (Certeau, 2014; Ferraço, 2007; 2003; Nunes e Neira, 2021; Sacristán, 2000, 2010). O estudo foi qualitativo e adotou como metodologia a pesquisa com o cotidiano. Participaram da pesquisa: dezenove estudantes do 1.º período dos cursos da área de administração e de direito, no ano de 2024. Como instrumentos para produção de dados, utilizou: diário de campo, fotografias, observações, conversas e entrevistas. O método recorreu às práticas formativas cotidianas, na mediação com os estudantes, para valorizar uma escrita acadêmica conectada aos seus sentidos de vida e de expressão social, cultural e profissional. Quanto aos resultados, a pesquisa implicou: formação acadêmica qualificada, com ampliação de discussões, reflexões e inspirações mediadas pelos campos do currículo e da escrita acadêmica; práticas pedagógicas docentes com apoio de orientações e estratégias a respeito da escrita acadêmica, em formato de e-book; estudantes mais seguros e valorizadas quanto aos seus processos de escrita acadêmica e dos usos culturais e sociais.

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