PPGE - Fórum de Educação 8 e 9 de outubro de 2018
FÓRUM DE EDUCAÇÃO
Objetivos: Proporcionar a integração entre os cursos de graduação e os cursos de pós-graduação ofertados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Promover a integração entre o Programa de Pós-Graduação em Educação e a educação básica.
Link de Inscrição
PROGRAMAÇÃO GERAL
8 de outubro – Turno Noturno
18h Credenciamento
18h30 Palestra Pesquisa na educação
Palestrante: professora Dra. Denise Meyrelles de Jesus (PPGE) Local: Auditório do Centro de Educação
9 de outubro – Turno matutino
7h às 9h Sessões de Comunicações
Sessão 1
Coordenação: Denise Meyrelles de Jesus Eixo: Infâncias e juventudes
Local: sala 4 (ICIV)
Ana Karyne Loureiro G.W.Furley |
Brinquedoteca hospitalar: a importância do brinquedo e do brincar na educação especial num processo de subjetividades através dos conceitos merleau-pontyanos de corporeidade, percepção e experiência |
Camilla Borni Vazzoler |
As fabuloinvenções das crianças nos agenciamentos dos currículos |
Danilo Fernandes Sampaio de Souza |
Literatura juvenil premiada: diálogos entre pesquisas, crítica, escola e adolescentes |
Sessão 2
Coordenação: Eliza Bartolozzi Ferreira Eixo: Políticas públicas e educação Local: sala 5 (ICIV)
Ana Carolina Henriques do Nascimento Muniz |
Ideologia do Programa Escola Viva na perspectiva da Agenda Globalmente Estruturada de Educação - AGEE: Uma reflexão filosófica |
Fernanda Rodrigues Neves Reinholtz |
A reconfiguração da EJA no campo: O caso da EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth |
Monique Linciano de Azevedo Costa |
Geempa:reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar |
Sessão 3
Coordenação: Gerda Margit Schutz Foerste Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 6 (ICIV)
Paola Cometi Forechi Schmittel |
Leitura e escrita nas orientações curriculares para Educação Infantil do município de Aracruz: propostas produzidas em colaboração com o CEDAC |
Tamili Mardegan da Silva |
O entrelugar educação infantil-ensino fundamental: o que podem os currículos tecidos nos cotidianos das escolas? |
Vinícius Oliveira Machado |
A BNCC e a construção de competências : implicações para o ensino de História |
Sessão 4
Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Formação de professores
Local: sala 7 (ICIV)
Liliane da Silva Costa |
Formação continuada de professores na produção acadêmica dos ENDIPEs e as práticas de formação na escola: contextos em diálogo |
Nilcéa Elias Rodrigues Moreira |
Formação docente na Universidade Aberta do Brasil/ES: encontros afectos/afecções. |
Tales W. Cunha Felix |
Saberes socioambientais sustentáveis na formação de professores |
Sessão 5
Coordenação: Edna Castro de Oliveira Eixo: Educação e culturas
Local: sala 9 (ICIV)
Arlete M. Pinheiro Schubert |
Contextos Educativos: História , Memória e Identidade indígena |
Edineia Koeler |
Povo tradicional Pomerano: culturas, educação, memórias em espaços sociais de educação |
Paula Florinda de Freitas Faria |
O ensino de História no Ginásio do Espírito Santo durante o Estado Novo |
Sessão 6
Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Infâncias e juventudes
Local: sala 10 (ICIV)
Débora Santos Couto |
Mediações semióticas na motivação da leitura literária em bibliotecas escolares: um estudo de caso |
Dirlan de Oliveira Machado Bravo |
A criança com síndrome de Treacher Collins na educação infantil |
Israel Rocha Dias |
A criança com síndrome de Down e a transição educação infantil- ensino fundamental |
9h30 às 11h30 Sessões de Comunicações
Sessão 7
Coordenação: Denise Meyrelles de Jesus Eixo: Políticas públicas e educação Local: sala 4 (ICIV)
Bárbara Cristina da Silva Sousa |
Política Pública de Alfabetização e aceleração da aprendizagem: Programa Se Liga do Instituto Ayrton Senna |
Gisele Santos De Nadai |
Política Pública de Formação de Professores para o Ensino da Língua Materna: o Programa Escrevendo o Futuro |
Livia Melina da Silva Pinheiro |
O papel da educação na construção da identidade social: o caso do ensino de pomerano como língua minoritária e do inglês como língua majoritária |
Sessão 8
Coordenação: Eliza Bartolozzi Ferreira Eixo: Formação de professores
Local: sala 5 (ICIV)
Euluze Rodrigues da Costa Junior |
A dinâmica formativa e a constituição profissional de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais: um estudo comparado internacional |
Fernanda Bindaco da Silva Astori |
A produção dos Grupos de Trabalho da Anped no diálogo com o campo de materialização das práticas de formação continuada de professores |
Giovana Barbosa da Silva |
A pesquisa acadêmico-científica na práxis dos docentes da Educação Infantil do município de Vitória-ES |
Sessão 9
Coordenação: Gerda Margit Schutz Foerste Eixo: Educação e culturas
Local: sala 6 (ICIV)
Gabriel Silva Nascimento |
A língua própria do surdo: a defesa da língua a partir de uma subjetividade surda resistente |
José Raimundo Rodrigues |
A educação de surdos nos Congressos do final do século XIX para além da oposição entre oralismo e língua de sinais |
Steferson Zanoni Roseiro |
Feiuras: fábulas e insurreições do corpo na escola |
Sessão 10
Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 7 (ICIV)
Eduardo Carlos Souza Cunha |
Por dentro de uma escola pública campesina em tempos de resistência: o caso da escola do Xúri |
Jamildo Rios de Almeida |
O conteúdo clássico na educação escolar: defesa do circo no currículo de educação física |
Thalyta Botelho Monteiro |
O[s] Nó[s] da Docência e da Animação: Mediações da Técnica e da Criação |
Sessão 11
Coordenação: Edna Castro de Oliveira Eixo: Formação de professores
Local: sala 9 (ICIV)
Juliana Paoliello |
A alegria como afeto (Bio) político agenciando a formação inventiva na educação infantil |
Maria Nilceia de Andrade Vieira |
Avaliação institucional na Educação Infantil: desafios e perspectivas para a formação docente |
Mônica Cristina Médici da Costa |
Formação de Professores no PAIC e a Proposta Didática Pedagógica para Alfabetização |
9 de outubro – Turno noturno
18h às 19h30 Sessões de Comunicações
Sessão 12
Coordenação: Rogério Drago Eixo: Educação e culturas Local: sala 5 (ICIV)
Christiano Felix dos Anjos |
A interface entre a Educação Especial e Educação do Campo: considerações a partir daqueles que produziram conhecimento sobre |
Helen Moura Pessoa Brandão |
Educação Ambiental e movimentos de re-existências: caminhos para uma universidade sustentável |
Jandira Marquardt Dettmann |
Docência Pomerana: movimentos entre culturas e identidades em contexto bilíngue português-pomerano |
Sessão 13
Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Formação de professores
Local: sala 6 (ICIV)
Amanda Costa Camizão |
A formação da consciência crítica do professor de educação especial |
Danieli Spagnol Oliveira Correia |
Educação em Direitos Humanos e ensino de língua inglesa: interfaces por meio da abordagem CLIL |
Giselle Lemos Schmidel Kautsky |
Professor especialista em deficiência visual no Brasil e no México: evidências constitutivas do trabalho docente na escola |
Sessão 14
Coordenação: Ana Carolina Galvão Marsiglia Eixo: Educação e culturas
Local: sala 7 (ICIV)
Adriana Vieira de Souza |
O Potencial Crítico-Formativo da Literatura: Diálogos com a Educação e o Cinema a partir de Saramago e Adorno |
Juber Helena Baldotto Delboni |
Memórias na Mediação Fotográfica: Projeto de Futuro para as Escolas Multisseriadas em Comunidades Pomeranas |
Samira Costa Sten |
Educação, Cinema e Memória: Felicidade à Venda nos Filmes de Animação dos Estúdios Disney |
Sessão 15
Coordenação: Ivone Martins de Oliveira Eixo: Educação e culturas
Local: sala 10 (ICIV)
Merislandia Paulo da Silva Carvalho |
Ser cego: implicações do processo de subjetivação do sujeito |
Thaynara Silva Oliveira |
Relações Étnico-raciais na escola: um estudo de caso |
Sessão 16
Coordenação: Edson Pantaleão Eixo: Educação e culturas Local: sala 32 (ICIV)
Andrea Aparecida Della Valentina |
Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes – Atuação Educativa, Expositiva e Formação da sua Coleção Artística |
Ivana de Macedo Mattos |
Docências na Arte e com a Arte: Processos e Experiências no Ensino Superior |
Danuza de Oliveira Fonseca |
(Por) onde é que está passando?!: Espaços informais como formadores de subjetividade, promotores de redes afetivas e de resistência |
9 de outubro – Turno noturno
20h às 22h Sessões de Comunicações
Sessão 17
Coordenação: Rogério Drago
Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 5 (ICIV)
Eucinéia Regina Müller |
Classe multisseriada em Domingos Martins/ES: um estudo de caso sobre cultura escolar e cultura da escola presente na prática pedagógica |
Marciane Cosmo |
O Mundo-vivido hospitalar: um estudo fenomenológico existencial de uma mãe e seu filho com Síndrome de Duchenne |
Marina de Oliveira Delmondes |
Sexualidades cotidianas: entre movimentosimagensnarrativas transbordantes dos currículos |
Sessão 18
Coordenação: Cláudia Maria Mendes Gontijo Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 6 (ICIV)
Ana Carolina Justiniano Melotti |
Grandespequenos sopros: a performance como micropolítica de (re)invenção de vida na escola |
Jaqueline Bragio |
Um estudo fenomenológico sobre o ser professora numa classe hospitalar: diálogos com Frankl e Rogers |
Lívia Vares da Silveira Braga |
A criança com deficiência intelectual e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: um olhar para as práticas pedagógicas |
Sessão 19
Coordenação: Geide Rosa Coelho Eixo: Currículos e práticas pedagógicas Local: sala 9 (ICIV)
Alice Pilon do Nascimento |
O processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual: uma aposta na mediação pedagógica |
Nayara Santos Perovano |
Concepções de produção de textos que fundamentam os livros do Programa Alfa e Beto de alfabetização |
Thuany Ramos Lopes Zambon |
Avaliação do processo de alfabetização à luz da pedagogia histórico-crítica |
Sessão 20
Coordenação: Ivone Martins de Oliveira Eixo: Políticas públicas e educação Local: sala 10 (ICIV)
Carlos Fabian de Carvalho |
A Dignidade da Política: reflexões acerca do direito à educação para os jovens, adultos e idosos da rede municipal de Vitória |
Mara Pereira dos Santos |
Educação Infantil em tempo integral: (des) continuidades nos processos de institucionalização de crianças |
Roberta Freire Bastos |
Política educacional e reformas: as perspectivas do campo |
Sessão 21
Coordenação: Edson Pantaleão
Eixo: Políticas públicas e educação / Formação de professores Local: sala 32
Sue Elen Lievore |
A organização político-sindical dos/as trabalhadores/as docentes e a experiência de classe |
Ariadny Bezerra |
“O supremo escândalo”: o exercício do magistério no Espírito Santo no início do século XX |
Felipe Barreto Baptista |
Reflexões sobre o lugar da literatura no âmbito da formação dos futuros professores de língua espanhola à luz da Teoria Crítica |