Políticas públicas e o ensino da leitura na escola primária capixaba no período de 1962-1971

Resumo: Trata-se de um projeto de pequisa que objetiva investigar políticas públicas e educação no Espírito Santo, enfocando materiais e métodos de ensino de leitura que foram utilizados na escola primária no período de 1962 a 1971. O projeto se prenderá especificamente ao estudo de práticas de ensino da leitura que foram implementadas em grupos escolares capixabas por professores a partir de orintações oficiais oriundas da política educacional implementada no período pesquisado. A investigação se norteará pelos princípios teórico-metodológicos da História Cultural e utilizará fontes oficiais (como leis, decretos, relatórios), mídia impressa e pedagógica, escritas escolares (como cadernos escolares de alunos, planos de ensino de professores, provas aplicadas). O estudo busca contribuir ainda para o delineamento de uma história do ensino da leitura e da escrita que auxilie na compreensão de avanços e permanências no que tange as relações entre teorias e práticas efetivadas nas políticas públicas educacionais no que diz respeito ao ensino da leitura na escola pública brasileira e capixaba.

Data de início: 14/03/2011
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador CLEONARA MARIA SCHWARTZ
Transparência Pública
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