O ensino da leitura na escola primária capixaba no período de 1940-1960
Resumo: Trata-se de um projeto de pequisa que objetiva dar continuidade as investigações que vem sendo realizadas no âmbito da linha de pesquisa educação e linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES sobre materiais e métodos de ensino de leitura que foram utilizados, no Espírito Santo, no decorrer da consolidação dos grupos escolares. O projeto se prenderá especificamente ao período de 1940 a 1960 e se deterá no estudo das práticas de ensino da leitura que foram implementadas nos grupos escolares capixabas pelos professores. A investigação se norteará pelos princípios teórico-metodológicos da História Cultural e utilizará fontes oficiais (como leis, decretos, relatórios) mídia impressa e pedagógica, escritas escolares (como cadernos escolares de alunos, planos de ensino de professores, provas aplicadas). O estudo busca contribuir para o delineamento de uma história do ensino da leitura e da escrita que auxilie na compreensão de avanços e permanências no que tange as relações entre teorias e práticas efetivadas no ensino da leitura na escola pública brasileira e capixaba.
Data de início: 01/08/2009
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Mestrado | ELIS BEATRIZ DE LIMA FALCÃO |
Coordenador | CLEONARA MARIA SCHWARTZ |