FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS ES
Nome: MÔNICA NICKEL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/07/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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ERINEU FOERSTE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ERINEU FOERSTE | Orientador |
JOÃO CLEMENTE DE SOUZA NETO | Examinador Externo |
MARTHA TRISTÃO FERREIRA | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores, do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE do Centro de Educação- CE da Universidade Federal do Espírito Santo UFES e está vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ) Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Investiga como a formação continuada de professores da Educação do Campo, promovida pelo Centro de Pesquisa, contribui para a práxis docente no município de Domingos Martins - ES. Os referenciais teóricos trabalhados discutem dimensões sobre a prática da educação do campo, da formação continuada de professores e sobre parceria (Freire 2005; 2011a e 2011b; Vazquez 2007; Arroyo 1999 e 2007; Candau 2001 e 2003 e Foerste 2005; FUSARI 1988; MARIN 1995). Beneficiou-se de abordagens qualitativas em educação (Lüdke e André: 2006; Fichtner et al 2013). O Estudo de Caso favoreceu os diálogos permanentes com os sujeitos do processo formativo, com utilização de entrevista, análise documental e questionário para a produção dos dados. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a formação continuada de professores do campo constitui-se crescentemente neste Município como uma política pública. É desenvolvida de forma dialética e tem contribuído para promover reflexões e mudanças nas práticas escolares.