O ENSINO DE HISTÓRIA NO GINÁSIO DO ESPÍRITO SANTO DURANTE O ESTADO NOVO (1937-1945)

Nome: PAULA FLORINDA DE FREITAS FARIA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador
VALDETE CÔCO Examinador Interno

Resumo: Focaliza a configuração do Ensino de História no Ginásio do Espírito Santo (GES) durante o Estado Novo brasileiro (1937-1945), momento em que o governo Vargas instituiu políticas públicas que impactaram fortemente a condução da educação no Brasil. Tendo em vista o caráter modelar assumido pelo GES na execução dessas políticas no âmbito estadual, este estudo investiga os desdobramentos das diretrizes para o Ensino de História no ginásio capixaba. Fundamenta-se em teorizações dos historiadores Marc Bloch (2001) e Carlo Ginzburg (2001), especialmente no que se refere ao processo de interrogação e análise das fontes trabalhadas, compreendendo: jornais, documentos legislativos, programas de ensino, provas, listagem de pontos de provas, registro do acervo da biblioteca do GES, listagem de professores do GES e livros didáticos adotados pela instituição durante o período investigado. Para a análise dos livros didáticos, baseia-se em teorizações de Roger Chartier (2002, 2011). As discussões finais indicam que, ecoando as diretrizes nacionais traçadas para o Ensino de história durante o Estado Novo, os programas de ensino instituídos no GES priorizavam conteúdos relativos à História do Brasil, focalizando os seguintes temas: patriotismo, vultos históricos, grandes feitos, formação étnica brasileira e sentimento nacional. Por meio desses temas, pretendia-se construir um passado em comum assentado na formação da boa moral do cidadão brasileiro. O trabalho com as fontes possibilitou, ainda, algumas aproximações com os professores que ensinavam história no GES, tanto pela via dos documentos institucionais como de eventuais publicações jornalísticas. Além disso, provas e pontos de prova “soltos” entre os documentos analisados possibilitaram uma aproximação indiciária aos conteúdos ensinados no GES e em outras duas instituições capixabas. Em linhas gerais, evidencia-se a tentativa de exposição do alinhamento do Ensino de História às diretrizes nacionalmente prescritas sob o governo ditatorial de Getúlio Vargas (1937-1945), a partir da convergência absoluta dos temas abordados, dos livros didáticos e dos programas adotados nacionalmente.

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