SUSTENTAR UMA POSTURA ESCUTADEIRA: UMA PESQUISA ENTRE CULTIVO DE SILÊNCIO E PARTILHA DA PALAVRA
Nome: CRISTIANE BREMENKAMP CRUZ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 03/03/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CARLOS EDUARDO FERRAÇO | Examinador Interno |
JANAÍNA MARIANO CÉSAR | Examinador Interno |
LUCIANA VIEIRA CALIMAN | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
ROSIMERI DE OLIVEIRA DIAS | Examinador Externo |
Páginas
Resumo: Este trabalho de pesquisa-intervenção propõe-se a discutir algumas pistas para uma aprendizagem da escuta, da atenção e da sensibilidade através do cultivo do silêncio em práticas de meditação budista da atenção/consciência. Na primeira parte da pesquisa, em interlocuções propostas com Deleuze, Arseniev, Rilke e Varela, analisamos a suposta separatividade entre eu e outro e problematizamos as relações com o conhecimento pautadas por processos representacionais. Apontamos o surgimento das relações em sua produção coemergente de inseparabilidade entre sujeito e mundo e situamos o conhecimento enquanto produção de realidades e não simplesmente constatação de fatos preexistentes. Em seguida, realizamos uma análise da meditação budista da atenção/consciência (shamatha/vipassana) nas interlocuções com Jetsumna Tenzin Palmo, Chagdud Rinpoche, Thich Nhat Hanh, Allan Wallace, Lama Padma Samten, Claire Petitmengin, Varela, Thompson e Rosch, entre outros, e analisamos as apropriações capitalísticas das práticas de meditação na contemporaneidade. Concluímos este capítulo afirmando a necessidade de ancorar os exercícios de meditação em uma direção ética de cultivo das atitudes e pensamentos a fim de trazer benefícios à coletividade. Partilhamos algumas cenas envolvidas na montagem de oficinas de silêncio e cultivo da meditação budista da atenção/consciência através de um edital público de Iniciação Científica Júnior (Edital 14/2014 da Fapes) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio, realizadas entre 2015 e 2017 em São Mateus-ES. Neste percurso, narramos algumas cenas como pistas para uma educação ancorada na transformação ética individual e coletiva