EDUCAÇÃO-AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE DIFERENÇAS EM PROCESSOS CRIATIVOS DA DOCÊNCIA-AMBIENTAL

Nome: DENIZE MEZADRI DE ALMEIDA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 04/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Interno
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Orientador
PAULA CORREA HENNING Examinador Externo
SHAULA MAIRA VICENTINI DE SAMPAIO Examinador Externo

Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a tese de que encontros de coletivos docentes nos seus
espaços existenciais, produzem diferenciações criativas e inventivas (MATURANA; VARELA,
1995; DELEUZE; GUATTARI, 1995) de docência-ambiental. Para tal feito, realizou-se na
metodologia de narrativas-conversas (TRISTÃO, 2007; MATURANA, 2006), a captura de
enunciados que escavam as obscuridades e o que ocorre ao avesso (KASTRUP, 1999), em
anotações no diário de campo, gravações e imagens. Tais capturas ocorreram durante a
coparticipação do que aconteceu em um ano de encontros semanais dos coletivos docentes da
educação pública municipal do ensino infantil e fundamental realizadas na Secretaria Municipal
de Educação (Seme Piúma-ES) e numa escola municipal de ensino fundamental dos anos
iniciais e finais. Com o objetivo principal de problematizar educação-ambiental nas produções
narrativas de docentes vinculados aos seus espaços existenciais, como produção de diferenças
em processos criativos e inventivos de docência-ambiental, este estudo questiona: que efeitos
são produzidos na docência-ambiental, tomada por processos inventivos de coletivos docentes
num espaço existencial? Dessa maneira, com os interlocutores estudados e com os enunciados
produzidos durante os encontros docentes, a pesquisa complexifica a produção de diferenças
nos contextos e nas experiências da docência, como resultado natural da congruência com as
condições de seu coletivo e do seu meio. Com essas premissas, considera-se que docênciaambiental são devires mais estéticos, éticos e políticos que se efetuam nos encontros de
coletivos docentes em seus espaços existenciais, produzindo singularidades que disparam em
meio e para além de dispositivos do poder, do saber e do fazer, virtualizações e efetuações no
mundo de mortes aí imposto

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