POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR EM AÇÃO: UMA JORNADA COMPARADA ENTRE BRASIL E ITÁLIA
Nome: RENATA SANTOS VENTURINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/02/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA | Examinador Interno |
ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI | Examinador Externo |
Resumo: Nossa jornada foi movida pela vontade de evidenciar a relevância da liberdade de
pensar, de lutar pela democracia e pela garantia dos direitos dos alunos público-alvo
da Educação Especial. Iniciamos nossa jornada com o objetivo de compreender o
processo de materialização das Políticas Públicas de Inclusão Escolar
focalizando a organização do trabalho pedagógico desenvolvido em uma escola em
Sassari (Itália) e em uma escola em Guarapari (Brasil). Fomos movidos pelo desejo
de realizar um estudo comparado que aproximasse os diferentes contextos de EE
fazendo com que uma realidade pudesse contribuir e aprender com a outra. Nosso
caminho teórico metodológico foi trilhado a partir da cartografia simbólica proposta por
Boaventura de Sousa Santos e do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe.
Na construção de nosso estudo comparado buscamos evidenciar a partir da tradução
de nossos mapas simbólicos como essas políticas de inclusão escolar são colocadas
em ação nas escolas de Guarapari e de Sassari. Para compreendermos o contexto
da prática das políticas realizamos coletas de dados em uma escola de Guarapari,
que representa o cenário educacional brasileiro e em uma escola de Sassari, que
representa o cenário educacional italiano de nossa jornada. Realizamos Grupos
Focais, observações participantes e entrevistas semiestruturadas com os profissionais
envolvidos nos processos de escolarização dos alunos PA da EE dos dois locais. Em
busca de nossa tradução combinada realizamos a justaposição dos mapas, um
movimento no qual os dois mapas foram visualizados e traduzidos juntos, sem
estarem sobrepostos. Para realizar essa tradução elegemos três eixos de análise para
compreensão do contexto de prática das políticas: inclusão escolar, trabalho
colaborativo e o planejamento. Nossos eixos nos revelaram que a tradução dos
mapas no eixo da inclusão apresenta suas adaptações e reinterpretrações como um
alinhamento entre os mapas do Brasil e da Itália materializados nos movimentos
observados nas escolas de Sassari e de Guarapari. No eixo do Trabalho colaborativo,
os mapas de Sassari e Guarapari apresentam desalinhamentos desde as suas
políticas locais na determinação dos sujeitos envolvidos nesse movimento até a
tradução do contexto das práticas realizadas no trabalho colaborativo. No eixo do
planejamento, observamos que as práticas de avaliação dos dois cenários se alinham
ao buscarem representar os avanços e progressos dos alunos refletindo acerca de
suas evoluções a partir do que estava proposto no PDI e no PEI. Consideramos que
cada cenário possui um mapa de políticas públicas de inclusão escolar diferenciado,
com demandas e contextos diferenciados. Os profissionais das escolas dos dois
cenários materializam seus mapas de políticas a partir das necessidades de seus
contextos. Concluímos essa jornada reconhecendo a importância de conhecer outra
realidade para refletir acerca da nossa, aprender e ensinar a partir de outros olhares,
outro continente e outro contexto.