PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NA ITÁLIA: UM ESTUDO COMPARADO

Nome: KAROLINI GALIMBERTI PATTUZZO BRECIANE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 18/02/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Examinador Interno
CLAUDIO ROBERTO BAPTISTA Examinador Externo
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador
MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ Examinador Externo
ROGÉRIO DRAGO Examinador Interno

Páginas

Resumo: Este estudo buscou cartografar a materialização das políticas públicas de Educação Especial, em uma perspectiva comparada, nos municípios de Cariacica/ES, Serra/ES e Sassari/Sardenha. Defendemos a tese de que a política prescrita educacional voltada para a área de Educação Especial vêm se materializando nas ações político-pedagógicas construídas no cotidiano escolar, visando à inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial matriculados no ensino fundamental. Como aporte teórico-epistemológico, nos embasamos nos conceitos de Boaventura de Sousa Santos (1999, 2007, 2008, 2010, 2018, 2019) e Philippe Meirieu (2002, 2005, 2006). Como aporte teórico-metodológico tivemos inspiração no Estudo Comparado Internacional em Educação, buscando o que é singular e plural nas três redes de ensino e combinadamente, lançamos mão da cartografia simbólica, com o intuito de contribuir com a compreensão dessa trama de relações sociais, pedagógicas e política buscando encontrar sentidos nos mapas que nos foi projetado. O trabalho foi desenvolvido em três frentes de trabalho: realização dos trâmites legais, acompanhamento das ações pedagógicas praticadas nas escolas e
consulta aos documentos normativos e orientadores. Os resultados evidenciam que os três municípios buscam assegurar de forma prescrita (por meio das legislações vigentes) e também vivida (por meio do encaminhamento dos profissionais as escolas) os diferentes tipos de apoio pedagógico, suporte e acompanhamento para os estudantes público-alvo da Educação Especial. Compreendemos que a realidade italiana vem avançando na articulação de ações intersetoriais com a interlocução de diferentes profissionais. No caso brasileiro, o processo de intersetorialidade está garantido na legislação nacional e local, porém ainda encontra-se como uma tensão na sua materialização. Concluímos que a escola pública é o lócus que potencializa o
atendimento educacional especializado, sendo a realidade vivida nas três redes de ensino. Também identificamos que a pluralidade das ações desenvolvidas nas escolas, com o foco no atendimento educacional especializado propiciou avanços significativos aos estudantes público-alvo da Educação Especial. Compreendemos que as três redes de ensino possuem diferentes formas de organizar o atendimento educacional especializado, mas o trabalho colaborativo é uma ação potente e vivido nos dois países de forma diferenciada, ganhando diferentes contornos. Percebemos que tanto no Brasil quanto na Itália demonstram uma preocupação com o processo educativo dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Concluímos que em um campo vasto de possibilidades, a cartografia, em consonância com a Educação
Comparada Internacional, contribui para a construção de novos/outros
conhecimentos potentes com vistas a uma educação que contemple a todos os
sujeitos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910