PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NA ITÁLIA: UM ESTUDO COMPARADO
Nome: KAROLINI GALIMBERTI PATTUZZO BRECIANE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 18/02/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Examinador Interno |
CLAUDIO ROBERTO BAPTISTA | Examinador Externo |
DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ | Examinador Externo |
ROGÉRIO DRAGO | Examinador Interno |
Páginas
Resumo: Este estudo buscou cartografar a materialização das políticas públicas de Educação Especial, em uma perspectiva comparada, nos municípios de Cariacica/ES, Serra/ES e Sassari/Sardenha. Defendemos a tese de que a política prescrita educacional voltada para a área de Educação Especial vêm se materializando nas ações político-pedagógicas construídas no cotidiano escolar, visando à inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial matriculados no ensino fundamental. Como aporte teórico-epistemológico, nos embasamos nos conceitos de Boaventura de Sousa Santos (1999, 2007, 2008, 2010, 2018, 2019) e Philippe Meirieu (2002, 2005, 2006). Como aporte teórico-metodológico tivemos inspiração no Estudo Comparado Internacional em Educação, buscando o que é singular e plural nas três redes de ensino e combinadamente, lançamos mão da cartografia simbólica, com o intuito de contribuir com a compreensão dessa trama de relações sociais, pedagógicas e política buscando encontrar sentidos nos mapas que nos foi projetado. O trabalho foi desenvolvido em três frentes de trabalho: realização dos trâmites legais, acompanhamento das ações pedagógicas praticadas nas escolas e
consulta aos documentos normativos e orientadores. Os resultados evidenciam que os três municípios buscam assegurar de forma prescrita (por meio das legislações vigentes) e também vivida (por meio do encaminhamento dos profissionais as escolas) os diferentes tipos de apoio pedagógico, suporte e acompanhamento para os estudantes público-alvo da Educação Especial. Compreendemos que a realidade italiana vem avançando na articulação de ações intersetoriais com a interlocução de diferentes profissionais. No caso brasileiro, o processo de intersetorialidade está garantido na legislação nacional e local, porém ainda encontra-se como uma tensão na sua materialização. Concluímos que a escola pública é o lócus que potencializa o
atendimento educacional especializado, sendo a realidade vivida nas três redes de ensino. Também identificamos que a pluralidade das ações desenvolvidas nas escolas, com o foco no atendimento educacional especializado propiciou avanços significativos aos estudantes público-alvo da Educação Especial. Compreendemos que as três redes de ensino possuem diferentes formas de organizar o atendimento educacional especializado, mas o trabalho colaborativo é uma ação potente e vivido nos dois países de forma diferenciada, ganhando diferentes contornos. Percebemos que tanto no Brasil quanto na Itália demonstram uma preocupação com o processo educativo dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Concluímos que em um campo vasto de possibilidades, a cartografia, em consonância com a Educação
Comparada Internacional, contribui para a construção de novos/outros
conhecimentos potentes com vistas a uma educação que contemple a todos os
sujeitos.