DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERSEÇÕES ENTRE VIVÊNCIAS DE ATUAÇÃO E DE FORMAÇÃO INICIAL

Nome: KARINA DE FÁTIMA GIESEN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/06/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VALDETE CÔCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA Examinador Externo
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA Examinador Interno
VALDETE CÔCO Orientador

Resumo: Esta pesquisa se insere no campo do trabalho docente na primeira etapa da educação básica,
em interseção com a formação inicial em Pedagogia, por meio das problematizações do
contexto em que, dado o movimento de ampliação do atendimento às crianças pequenas,
quadros de funcionários de instituições educativas têm sido compostos por diferentes
tipologias funcionais. Seu objetivo geral é compreender os sentidos atribuídos por estudantes
de Pedagogia em formação inicial, atuantes na primeira etapa da educação básica, às
vivências no trabalho docente na educação infantil. Para isso, a dissertação caracteriza as
funções e atribuições exercidas pelas estudantes nas instituições, identifica os processos de
inserção no campo de trabalho, mapeia as condições de trabalho e os processos de
reconhecimento e valorização da atuação das estudantes em formação, e, por fim, analisa os
movimentos relacionais movidos entre as licenciandas e as professoras atuantes em um
mesmo grupo de crianças. Com sustentação em referenciais teórico-metodológicos
bakhtinianos, é desenvolvida uma pesquisa narrativa, de cunho qualitativo, a partir de
encontros dialógicos com estudantes de Pedagogia de uma universidade federal da região
sudeste que, em simultaneidade com a formação inicial, atuam em instituições de educação
infantil. Os procedimentos de produção de dados utilizados foram a aplicação de
questionários, visando a composição dos perfis dos participantes da pesquisa, e a realização
de entrevistas narrativas gravadas e registradas em diário de campo. Em consideração à
importância da formação inicial no provimento de quadros funcionais para a educação
infantil, os resultados da pesquisa apontam para a relevância da temática como possibilidade
de (re)pensar as vivências de atuação e de formação das estudantes. As licenciandas que
atuam na educação infantil exercem funções, em sua maioria, de auxílio às professoras no
trabalho com as crianças, em especial, nas ações de cuidado. Com essas vivências emergem
múltiplos sentidos, em que interagem as precariedades presentes no campo e as potências
formativas, movimentando as constituições identitárias das estudantes.

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