APROPRIAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PRATICADAS NOS TRABALHOS DA ANPED SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (2008 2019)
Nome: FERNANDA BINDACO DA SILVA ASTORI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/09/2021
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
SILVANA VENTORIM | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
JOSE RUBENS LIMA JARDILINO | Examinador Externo |
JULIO EMILIO DINIZ PEREIRA | Examinador Externo |
SILVANA VENTORIM | Orientador |
VALDETE CÔCO | Examinador Interno |
WAGNER DOS SANTOS | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo analisa as práticas de pesquisa e de formação continuada nos trabalhos
dos Grupos de Estudo (GTs) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa
em Educação (ANPEd), da 31ª à 39ª reuniões nacionais, entre 2008 e 2019.
Demarca os temas priorizados, as operações metodológicas em uso e as
teorizações em circulação, na perspectiva de que a ANPEd oferece pistas das
epistemologias que marcam os percursos da produção acadêmica sobre a formação
de professores no Brasil. Acolhe os pressupostos da abordagem qualitativa,
orientada pelos recursos da pesquisa histórica, referenciada em Michel de Certeau,
a partir da metodologia documental bibliográfica, na análise dos 165 trabalhos
resultantes de comunicação oral, disponibilizados no sítio eletrônico da associação.
Defende a tese de que as práticas de pesquisa sobre a formação continuada de
professores se dá nos entrelugares dos GTs e evidenciam que o conhecimento
produzido se constitui interdisciplinar, em zonas de interlocução marcadas por
correlações de forças e bricolagens nas apropriações de teorias e metodologias. Os
GTs empregam lógicas próprias que marcam os seus campos de pesquisa, em
movimento de (des)continuidades epistemológicas em que o GT-08 atua como
indutor de teorias e metodologias que criam ordenamentos, instauram pertinências,
balizam posições sociais, tensionam os conhecimentos e apontam novos desafios
para as pesquisas acadêmicas. Observadas as microdiferenças nas maneiras de
fazer pesquisa e formação continuada, revela que a problematização das pesquisas
se dá em torno de questões do processo de ensino, da prática pedagógica, do
desenvolvimento profissional, dos sentidos atribuídos à prática e à formação
continuada, com o objetivo de oferecer contribuições ao processo formativo e ao
trabalho docente. Destaca as experiências colaborativas, por meio de metodologias
da pesquisa vinculadas à intervenção. Tensiona as teorizações e críticas sobre os
processos de formulação de políticas, seu conteúdo e suas implicações nos
contextos das práticas de formação continuada de professores. Baliza posições
sociais das pesquisas, ao defenderem uma formação continuada com vinculações
institucionais, realçando a responsabilidade das redes de ensino e das
universidades em fazerem mediações para relações entre ensino, pesquisa e
extensão. Aponta que a formação continuada, investigada em vários GTs, é tema
emergente nas pesquisas e um problema educacional. Demonstra que há forte
institucionalidade do GT-08 nas demarcações das referências e cultura do campo.
Evidencia a circularidade de autores no conjunto dos GTs e no GT-08, os
pressupostos estruturantes dos debates, as obras e os conceitos mais apropriados,
bem como as correlações de forças entre racionalidades concorrentes nas
epistemologias da pesquisa acadêmica sobre a formação continuada de
professores. Aponta como desafios para a pesquisa e para as práticas de formação
continuada a necessidade de revisões de diversas naturezas, sobretudo na
fundamentação teórico-metodológica.