CURRÍCULO COMO RASURA, PERFORMANCE COMO PELE

Nome: ANA CAROLINA JUSTINIANO MELOTTI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/10/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE AMORIM Examinador Externo
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Orientador
DANIELLE PIONTKOVSKY Examinador Externo
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Examinador Interno

Resumo: Esta tese tem como objetivo pensar a performance no campo da educação como
invenção de um currículo cujas criações fazem surgir uma nova pele e se constituem
como efeitos das insurreições que desfazem versões oficiais. Explora criações e
movimentos que rasuram o currículo de uma escola pública pela performance como
pele. Afirma a pele para além da pele física, como pele inventada e lugar de
desdobramento, e a performance é vista como o que é produzido nos estratos da
pele-passagem para estados intensivos de forças anônimas, forças de existências e
de um poder de ser afetado. Defende a performance como invenção que se faz
quando seus movimentos desafiam a representação que se impõe à educação por
vias políticas estranguladoras. Ressalta a força política da escola pública na criação
de performances que se inventam em diversos contextos no cotidiano,
potencializando a criação como forma de resistir coletivamente. Problematiza a
necessidade de evidenciar nascedouros e movimentos criantes em tempos de
políticas tóxicas pela cartografia de movimentos de uma escola pública de ensino
médio no município da Serra, situada na Grande Vitória. Evoca a necessidade de se
criar saídas diante das incessantes tentativas de retirada do fôlego e guerras que
têm sido travadas contra a vida. Destaca processos inventivos como armas para
desarranjar o processo de antiprodução da máquina conservadora contra o jogo das
homogeneizações. Busca fôlego teórico em conceitos de Deleuze e Guattari para
pensar no jogo da diferença como escape e conclui que a performance se constitui
como invenção que ventila e produz efeitos em contato com as forças do mundo ao
criar outras peles possíveis e outras temporalidades.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910