POVO TRADICIONAL POMERANO: CULTURAS, MEMÓRIAS E EDUCAÇÃO

Nome: EDINEIA KOELER
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 10/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ERINEU FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Examinador Interno
ERINEU FOERSTE Orientador
KONSTANZE JUNGBLUTH Examinador Externo
MÔNICA MARIA GUIMARÃES SAVEDRA Examinador Externo
PETER ROSENBERG Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa investiga culturas, memórias e educação do Povo Tradicional
Pomerano (Decreto 6.040/2007), para compreender os modos de produção da vida
pomerana na sua relação com a comunidade. Investigamos uma casa de memória
em Alto Santa Maria, município de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, Brasil. A
pergunta que norteou o estudo foi: Podemos afirmar que modos de vida do Povo
Tradicional Pomerano promovem culturas, memórias e práticas educativas? E por
cultura entendemos tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para uma
comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares,
artes, culinária, entre outros. Trabalhamos com abordagens qualitativas (FICHTNER
et al., 2020) e de copesquisa (BRANDÃO, 2003) na realização de observações e de
entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2011). Dialogamos com
referenciais sobre culturas (BRANDÃO, 1985, 2012), etnicidade (ARANHA, 2002;
BARTH, 2011), oralidade (BÂ, 2010; ONG, 1998) e neoautoctonia (SAVEDRA;
MAZZELLI-RODRIGUES, 2017). As investigações beneficiaram-se dos debates sobre
“invenção das tradições” (HOBSBAWM, 1997) e memórias individual e coletiva
(HALBWACHS, 1990; ASSMANN, 2016). A oralidade é uma dimensão a ser mais
estudada na cultura pomerana. Todavia, nossos dados em narrativas sobre a terra, o
trabalho, espiritualidade, festas e educação permitem afirmar que a Waiandt’s Huus
contribui para reinvenção da tradição pomerana e promoção das culturas e as
memórias do Povo Tradicional Pomerano. Confirma-se a tese de que a própria
Comunidade Tradicional Pomerana e as pessoas que nela vivem são sujeitos
envolvidos em um processo constante de ensino-aprendizagem, o qual se dá no
cotidiano da vida, pela interação com a própria cultura e suas tradições, ou seja, os
pomeranos promovem culturas, memórias e práticas educativas.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910