Pós-graduação stricto sensu como lugar/espaço da formação continuada de professores da Educação Básica

Nome: JUVERCI FONSECA BITENCOURT
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SILVANA VENTORIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE SILVA MARTINS Examinador Externo
GEIDE ROSA COELHO Examinador Interno
MARTA NÖRNBERG Examinador Externo
SILVANA VENTORIM Orientador
WAGNER DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: Este estudo investiga as demarcações das políticas educacionais nos Planos
Nacionais de Pós-graduação (V e VI PNPG, 2005-2020), documentos e avaliações
das áreas de Educação e Ensino (trienais e quadrienais, 2009-2019) e na produção
acadêmica, que autorizam tratar a formação stricto sensu como lugar/espaço de
formação continuada de professores da educação básica. Utiliza a abordagem
qualitativa, desdobrada entre documental-bibliográfica (RICHARDSON, 2012) e
estudos de revisão (VOSGERAU, ROMANOWISKI, 2014). Analisa 22 teses e
dissertações, disponíveis virtualmente, no Banco Digital Brasileiro de Teses e
Dissertações (BDTD) e na Plataforma Sucupira, defendidas entre os anos 2005 e
2021, que sustentam a formação pós-graduada. Vislumbra compreender as
epistemologias que permeiam os textos e examinar os sentidos produzidos acerca da
formação nos debates acadêmicos. Argumenta que há um alinhamento entre a
racionalidade da política de pós-graduação com a produção acadêmica, teses e
dissertações, porém, tomada como espaço para formação, cria, pelos desvios de sua
natureza e dos consensos, a ocasião para o desenvolvimento da profissionalidade
(NÓVOA, 1991, 2002, 2017; CONTRERAS, 2012). Pressupõe o mestrado e doutorado
como bem público e direito dos professores. Como sustentação epistemológica,
mobilizou-se a partir de Certeau (1994, 2012, 2015) conceitos como espaço e lugar,
operação e teoria, prática, institucionalidade, escrituração de textos, interpretação
textual, táticas, estratégias, desvios e ocasião. Os resultados apontam que existem
tensões no campo do debate acadêmico e entre concepções epistemológicas acerca
da formação de professores em nível stricto sensu. Apontou como real implicado, que
as pesquisas analisadas mantêm uma aproximação com as políticas de pósgraduação como ato de produzir efeitos de verdades que ratifiquem sua arguição
favorável à pós-graduação para formar professores, sustentadas na racionalidade
meritocrática, na lógica do mercado e numa formação praticista. Entretanto, como
ocasião, identificou que a formação de professores em nível de pós-graduação,
apresenta resultados significativos como valorização e desenvolvimento profissional,
articulação entre teoria e prática, qualificação da prática profissional e do ensino,
tornando esse lugar, um espaço de formação ao desviar de alguns próprios da política
e das racionalidades, produzindo um movimento formativo tático observados em micro
estudos. Observou a urgência na atenção a ser dada aos aspectos teórico-
metodológicos da produção acadêmica ao necessitar de maior rigor metodológico e
de reflexão profícua acerca dos usos de consensos acadêmicos no campo da
formação continuada de professores na pós-graduação stricto sensu.

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