CURRÍCULOS-SOLIDÃO: O VAZIO DE UMA EDUCAÇÃO POVOADA DE ENCONTROS

Nome: TAMILI MARDEGAN DA SILVA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/07/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Orientador
CESAR DONIZETI PEREIRA LEITE Examinador Externo
DANIELLE PIONTKOVSKY Examinador Externo
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Examinador Interno
MARIA REGINA LOPES GOMES Examinador Externo

Páginas

Resumo: Esta tese objetiva cartografar os processos de produções curriculares intensificados pela potência da solidão como afirmação de uma vida inquietada e atravessada pelos devires que forçam o pensamento em busca da não subordinação. Ao produzir movimentos de criação de zonas de intercessão entre a filosofia da diferença e a educação, intenciona rastrear os tensionamentos teórico-metodológico-epistemológicos entre a pesquisa cartográfica e a pesquisa com os cotidianos, na defesa da tese de que as forças dos encontros tornam os vazios da educação povoados. Assim, as solidões estão emaranhadas aos movimentos experenciados nas escolas, o que corrobora a intensificação dos processos de criação e de
resistência na composição dos currículos. Fugindo da ideia de solidão como falta ou fraqueza humana, propõe uma abordagem que investe nos currículos tecidos nos vazios povoados de encontros, possibilitando a abertura para a ideia-força dos currículos-solidão, que tratam do que é produzido cotidianamente na educação pelos sujeitos, individual e coletivamente, por meio dos atravessamentos de uma solidão
criadora. Em meio à ordem capitalística e ao excesso de informação de uma
sociedade de controle, na tentativa de se desvencilhar da representação, este estudo complexifica as discussões em torno dos cotidianos que são transpassados pelo devir-solitário e deseja mapear os efeitos dessa contaminação nos territórios desérticos da educação como plano expandido, evidenciando o que é produzido cotidianamente nos
encontros que acontecem na educação pública do Município de Guarapari/ES, mesmo
em tempos de uma pandemia instalada. Encontros que podem acontecer a qualquer
hora, em qualquer lugar. Encontros que se dão não apenas com pessoas, mas
também com o inumano. Arranjos entre coisas que combinam, mas também com o
que não tem nada a ver entre si. Uma dupla-captura, duplo-roubo em que se afeta e é afetado. Em suma, acreditando que as múltiplas relações em diferentes espaços- tempos são os refúgios possíveis para os movimentos emergentes em um currículo em (des)continuidades e, inspirada por tais problematizações, esta tese busca
cartografar os movimentos e as tensões das práticas-políticas como força das
invenções cotidianas, isto é, dos acontecimentos que trazem sentidos, cores e vidas
à educação em meio a uma sociedade de controle.

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