ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SISTEMA COMUM DE ENSINO: HISTÓRIA, ORGANIZAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO

Nome: PATRICIA SANTOS CONDE DE CHRISTO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SONIA LOPES VICTOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANNA MARIA LUNARDI PADILHA Examinador Externo
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Interno
JAIR RONCHI FILHO Examinador Interno
RÉGIS HENRIQUE DOS REIS SILVA Examinador Externo
SONIA LOPES VICTOR Orientador

Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral analisar a oferta do atendimento educacional
especializado pelo sistema comum de ensino, a partir da organização e da
operacionalização do referido atendimento na sala de aula regular e na sala de
recursos multifuncionais, tendo em vista a apropriação do conhecimento e a garantia
do direito à educação dos estudantes vinculados à modalidade de educação
especial. O estudo baseou-se no materialismo histórico-dialético que fundamenta a
psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica e que permite entender
questões do desenvolvimento humano e da função social da escola. Produziram-se
dados por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e gestora de
educação especial da Região Metropolitana da Grande Vitória. Os resultados
apontam que o atendimento educacional especializado no trabalho colaborativo e no
contraturno precisa ser compreendido por esses profissionais como uma proposta
que deve ser realizada de forma integral na escola comum, considerando as
possibilidades de aprendizagem, a apropriação do conhecimento e a emancipação
humana. Nesse sentido, a práxis emerge como uma ação propositiva desse
atendimento, que necessita ser realizada de forma consciente, fundamentada
teoricamente e com vistas à inclusão escolar dos estudantes com deficiências,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Para
tanto, os resultados destacam que o atendimento educacional especializado deve
estar fundamentado em uma proposta educativa atentando para a aprendizagem e o
desenvolvimento humano dos estudantes vinculados à modalidade de educação
especial. O estudo evidencia que a participação dos estudantes vinculados a
modalidade de educação especial na escola comum é condição indispensável à sua
emancipação e formação humana. Além disso, destacar que a apropriação de
conhecimentos teóricos, históricos e políticos da educação especial pelos
coordenadores/gestora das redes investigadas emerge como condição
imprescindível para que a inclusão escolar dos referidos estudantes seja efetivada,
considerando a oferta, organização e operacionalização do atendimento educacional
especializado, de forma não substitutiva, por meio do trabalho colaborativo no turno
e de sua realização no contraturno

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