ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SISTEMA COMUM DE ENSINO: HISTÓRIA, ORGANIZAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Nome: PATRICIA SANTOS CONDE DE CHRISTO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/09/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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SONIA LOPES VICTOR | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANNA MARIA LUNARDI PADILHA | Examinador Externo |
DENISE MEYRELLES DE JESUS | Examinador Interno |
JAIR RONCHI FILHO | Examinador Interno |
RÉGIS HENRIQUE DOS REIS SILVA | Examinador Externo |
SONIA LOPES VICTOR | Orientador |
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral analisar a oferta do atendimento educacional
especializado pelo sistema comum de ensino, a partir da organização e da
operacionalização do referido atendimento na sala de aula regular e na sala de
recursos multifuncionais, tendo em vista a apropriação do conhecimento e a garantia
do direito à educação dos estudantes vinculados à modalidade de educação
especial. O estudo baseou-se no materialismo histórico-dialético que fundamenta a
psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica e que permite entender
questões do desenvolvimento humano e da função social da escola. Produziram-se
dados por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e gestora de
educação especial da Região Metropolitana da Grande Vitória. Os resultados
apontam que o atendimento educacional especializado no trabalho colaborativo e no
contraturno precisa ser compreendido por esses profissionais como uma proposta
que deve ser realizada de forma integral na escola comum, considerando as
possibilidades de aprendizagem, a apropriação do conhecimento e a emancipação
humana. Nesse sentido, a práxis emerge como uma ação propositiva desse
atendimento, que necessita ser realizada de forma consciente, fundamentada
teoricamente e com vistas à inclusão escolar dos estudantes com deficiências,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Para
tanto, os resultados destacam que o atendimento educacional especializado deve
estar fundamentado em uma proposta educativa atentando para a aprendizagem e o
desenvolvimento humano dos estudantes vinculados à modalidade de educação
especial. O estudo evidencia que a participação dos estudantes vinculados a
modalidade de educação especial na escola comum é condição indispensável à sua
emancipação e formação humana. Além disso, destacar que a apropriação de
conhecimentos teóricos, históricos e políticos da educação especial pelos
coordenadores/gestora das redes investigadas emerge como condição
imprescindível para que a inclusão escolar dos referidos estudantes seja efetivada,
considerando a oferta, organização e operacionalização do atendimento educacional
especializado, de forma não substitutiva, por meio do trabalho colaborativo no turno
e de sua realização no contraturno