EDUCAÇÃO POPULAR COMO PRÁTICA HISTÓRICA E SOCIAL NA LUTA DOS
ATINGIDOS POR BARRAGENS DO ES

Nome: MONNIQUE GREICE MALTA CARDOSO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Orientador
MARCELO LIMA Examinador Interno
MARIA JULIETA ABBA Examinador Externo
MARTA ZORZAL E SILVA Examinador Interno
SANDRO JOSE DA SILVA Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa de mestrado tem como temática a educação popular e o crime
socioambiental no Rio Doce. Seu objetivo é analisar as práticas realizadas em oficinas de
capacitação desenvolvidas durante a experiência ComRio ComMar Opinião Popular
(CRCMOP), que buscou a implementação de uma tecnologia social de governança
participativa junto aos territórios capixabas atingidos pela lama tóxica de rejeitos de minérios
da Samarco, oriunda do rompimento da barragem de Fundão (MG). O estudo parte da
hipótese de que as ações educativas nas oficinas, tiveram como pressupostos teóricos
metodológicos assumidos nas práticas da educação popular. Por conseguinte, a partir da
tomada de consciência sobre sua nova realidade, enquanto atingidos, mobilizaram seus
territórios denunciando os impactos socioambientais decorrentes do crime da Samarco. A
opção metodológica foi assumida pela sistematização de experiência como uma forma de
fazer pesquisa na educação popular que busca refletir criticamente sobre o percurso vivido e
produzir novos conhecimentos e saberes. Para tal lançamos mão dos materiais produzidos
para as oficinas, bem como de entrevistas com seis sujeitos participantes dentre atingidos,
pesquisadores da Rede CRCMOP e da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo
(DPES). Os resultados indicam que as práticas desenvolvidas nas oficinas tomaram os
princípios da Educação Popular como referência. Ao passo que os sujeitos educandos foram
se conscientizando acerca da totalidade na qual estavam envolvidos pelos rejeitos da lama,
engajaram-se e mobilizaram-se em suas comunidades, buscando seus direitos. Ao pensarem
os impactos humanos concernentes ao crime, reafirmam as premissas de Paulo Freire, de que
assumir a conscientização como um compromisso histórico, implica uma nova postura dos
sujeitos para refazerem o mundo. Verificou-se também que a interação Academia, Movimento
dos Atingidos por Barragens (MAB) e comunidades atingidas se deu pela aproximação com a
pedagogia freireana, uma vez que trata-se de uma coletividade reivindicando direitos, cuja
mobilização busca por transformações sociais.

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