PROGRAMA LIVROS ANIMADOS: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Nome: GEANE TEODORO DAMASCENO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/04/2023
Orientador:
Nome | Papel |
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GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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GERDA MARGIT SCHUTZ FOERSTE | Orientador |
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO | Examinador Externo |
MARINA RODRIGUES MIRANDA | Examinador Externo |
PATRÍCIA GOMES RUFINO ANDRADE | Examinador Interno |
ROSALI RAUTA SILLER | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho analisa o primeiro episódio da terceira temporada do programa Livros
Animados, uma atração em que livros de literatura infantil são transformados em uma
versão audiovisual, conferindo movimento às narrativas por meio de recursos de
computação gráfica. No capítulo em questão, as histórias apresentadas são Nana e
Nilo, que jogo é esse?, de Renato Nogueira, e A menina que bordava bilhetes, de
Lenice Gomes, de forma a mesclar contação de histórias, animações de livros e
dinâmicas lúdicas com um grupo de crianças entre 5 a 10 anos. Por intermédio da
animação de histórias de literatura infantil, discute-se multiculturalismo, identidade,
ancestralidade, musicalidade, valorizando a cultura africana e afro-brasileira pela via
literária. A metodologia de trabalho proposta neste estudo foi desenvolvida por meio
de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, a partir de referenciais teóricos da área
de relações étnico-raciais e literatura infantil (OLIVEIRA, 2003; LIMA, 2005; GOUVEA,
2005; JOVINO, 2006; DEBUS, 2018; dentre outros); estudiosos do campo imagético
(PASCOLATI, 2017; CAVICHIOLI, 2014; SOUZA, 2021); e as concepções de
linguagem apresentadas por Bakhtin (1997, 2006 e 2010). Também realizamos
entrevista semiestruturada com dois docentes, uma professora e um professor, que
participaram do projeto A Cor da Cultura no Espírito Santo e trabalharam em sala de
aula com o programa Livros Animados. O objetivo geral da pesquisa é refletir sobre
a importância do programa Livros Animados como recurso de disseminação da
literatura infantil de temática africana e afro-brasileira. Os objetivos específicos são:
a) identificar, a partir de conceitos bakhtinianos de linguagem e de pesquisadores da
educação das relações étnico-raciais, quais os discursos verbais e imagéticos
propostos nas histórias do programa; b) analisar como os valores civilizatórios afrobrasileiros são mostrados no decorrer do episódio; e c) desvelar a vivência de
professores na aplicação do programa Livros Animados em sala de aula. A pergunta
que orienta o estudo é: o uso de obras de literatura infantil no formato livro animado
pode ser importante recurso de aplicabilidade da Lei 10.639/2003? Entendemos que
o texto literário pode transmitir diversas percepções. Concordamos com Bakhtin
(2006) ao expor que eles são carregados de uma escolha ideológica. Nessa
perspectiva, o modo como os personagens são construídos não é neutro, está
implicado em um propósito. Com este estudo, concluímos que o programa "Livros
Animados", que está alinhado ao projeto "A Cor da Cultura", é uma ação que contribui
para a implementação da Lei 10.639/2003, que proporciona o reconhecimento
identitário das crianças negras e a afirmação dos valores civilizatórios afro-brasileiros,
representando um avanço enquanto material educativo, pois possibilita o trabalho com
o audiovisual, conferindo dinamismo e ludicidade às aulas. Contudo, apenas o "Livros
animados" não é suficiente, é preciso que os profissionais da educação também
estejam dispostos a trabalhar com a temática, além de ampliar a atuação das
secretarias de educação ao nível municipal e estadual para que a Lei 10.639/2003
seja de fato implementada nas escolas. Ademais, a formação dos professores ainda
requer investimento, pois, de acordo com a avaliação dos entrevistados, é um dos
maiores obstáculos para o uso do material nas escolas.