O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROFESSORAS DO IFMG CAMPUS BETIM
Nome: FERNANDA RODRIGUES ALVES COSTA
Data de publicação: 22/09/2023
Banca:
Nome | Papel |
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ANTONIO HENRIQUE PINTO | Examinador Externo |
GEIDE ROSA COELHO | Presidente |
INES FERREIRA DE SOUZA BRAGANCA | Examinador Externo |
SILVANA VENTORIM | Examinador Interno |
WAGNER DOS SANTOS | Examinador Interno |
Resumo: Nesta tese investigo o processo de constituição da identidade profissional de docentes do
Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Betim. Busco compreender os modos de
ser e estar professor na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da narrativa
(auto)biográfica de professores e professoras dessa modalidade de ensino. Com base nos
estudos de Nóvoa (1992, 2002, 2009, 2013, 2017), compreendo a constituição identitária
docente como processo contínuo, no qual se relacionam questões pessoais e profissionais,
bem como os contextos de vida dos professores. Utilizo como diretriz
epistêmicometodológica os princípios da pesquisa biográfica com ênfase nas narrativas de
histórias de vida (CLANDININ; CONNELLY, 2015; JOSSO, 2010). Participam desta
investigação 18 professores efetivos do IFMG campus Betim. Para a produção das narrativas,
realizei 11 entrevistas individuais, seguindo a proposta de Jovchelovitch e Bauer (2002), os
demais sete docentes participaram de uma Roda de Conversa conforme Moura e Lima (2014).
Neste estudo as narrativas apresentam-se como um modo privilegiado de produção do
material (auto)biográfico, pois comportam a subjetividade e a particularidade de histórias
individuais contextualizadas no tempo, no espaço e nas dimensões pessoais, profissionais e
sociais da vida de cada participante, possibilitando a construção de um conhecimento cuja
centralidade é o professor. Nos primeiros passos da pesquisa, retomo a minha própria história,
reflito sobre a trajetória da minha vida, justificando o meu interesse e as motivações para o
estudo acerca da docência na EPT. Em seguida, descrevo a paisagem desta investigação,
mostro o contexto de criação da Rede Federal, do IFMG e do campus Betim. Também
apresento um panorama das produções acadêmicas sobre a temática da identidade profissional
do professor que atua nos Institutos Federais. No caminho de compreender narrativamente as
histórias contadas, apresento os textos de campo reconstruídos em casos e sistematizados em
seis seções com referência às etapas de vida dos participantes. Depois, no processo de reviver
e recontar as histórias dos professores, compartilho a minha interpretação das narrativas,
focando em compreender os elementos que emergem das histórias sobre o modo como os
professores e professoras foram se constituindo docentes na EPT e se desenvolvendo
profissionalmente. A pesquisa mostra que o processo identitário relaciona-se a aspectos da
socialização na infância e juventude, experiências de formação e atuação profissional,
relacionamento com outros professores e estudantes, estrutura e organização da instituição,
sentimento de satisfação e reconhecimento profissional, bem como às projeções de uma
condição de vida melhor como servidor público federal. Sendo assim, as narrativas revelaram
posições subjetivas relacionadas à profissão docente, permitindo compreender a constituição
da identidade profissional dos professores como um processo complexo que define o
desenvolvimento de uma profissionalidade específica da docência na EPT.