CURRÍCULOS-EXPERIMENTAÇÕES: O QUE PODEM OS ENCONTROS DOS/COM OS BEBÊS?
Nome: FERNANDA BINDA ALVES TOURET
Data de publicação: 13/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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ANA PAULA PATROCINIO HOLZMEISTER | Examinador Externo |
GABRIELA GUARNIERI DE CAMPOS TEBET | Examinador Externo |
JANETE MAGALHAES CARVALHO | Examinador Interno |
SANDRA KRETLI DA SILVA | Examinador Interno |
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI | Examinador Interno |
Resumo: Em meio a uma viagem sob modo de pesquisa, percorremos águas abertas com uma embarcação inventiva, lançada aos devires dos bebês nos territórios da Educação Infantil. Apostamos na invenção dos bebês em meio a um processo pela experiência de problematização, que se afasta da ideia de solução de problemas e da representação (Kastrup, 2001). A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Vitória/ES, envolvendo bebês, professoras e professores, com a cartografia como metodologia para acompanhar seus processos inventivos nos cotidianos da Educação Infantil. Junto à compreensão de currículos como territórios de encontros, nos engendramos às experimentações inventivas dos/com os bebês para percorrer um mapa aberto aos possíveis (Deleuze; Guattari, 2011b), no decorrer de uma ramificação intensiva de possibilidades inventivas. O estudo desloca-se a problematizar que movimentos curriculares e experimentações inventivas os bebês efetuam nos territórios da Educação Infantil. Apresenta como objetivo principal problematizar os processos inventivos de experimentação dos bebês, evidenciando fluxos curriculares rizomórficos, por meio de múltiplas enunciações escritas e imagéticas junto a esse coletivo. Entre voos-pesquisas, propusemos uma pedagogia que “bebeverse” e deambule com os bebês, para alçar outros modos em suas linguagens singulares e corporais, a romper os espaçostempos e fazer explodir alegrias no corpo junto aos movimentos de currículosexperimentações.