A INSERÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS AFRICANAS E AFROBRASILEIRAS EM PROGRAMAS DE ENSINO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA E PEDAGOGIA (1990-2010)
Nome: LUIZ ANTÔNIO GOMES PINTO
Data de publicação: 13/10/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
JANETE MAGALHAES CARVALHO | Examinador Interno |
MARCO ANTONIO LEANDRO BARZANO | Examinador Externo |
MARCUS VINICIUS FONSECA | Examinador Externo |
OSVALDO MARTINS DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
REGINA HELENA SILVA SIMOES | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa historiográfica investiga o processo de inclusão de narrativas históricas africanas e afro-brasileiras nos cursos de licenciatura em História e Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no período de 1990 a 2010. Desenvolvida na perspectiva do paradigma indiciário, em interlocução com teorias e métodos da micro-história italiana, particularmente com a escrita da história proposta pelos historiadores Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012ª; 2012b) e Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), utiliza como fontes documentos institucionais, currículos e programas de ensino, livros didáticos e matérias jornalísticas sobre o tema. No contexto das transformações sociais, políticas, culturais e econômicas ocorridas no período investigado, analisa pressões exercidas pelos movimentos sociais para a aprovação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e os seus desdobramentos no âmbito da formação de professores/as.