A INSERÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS AFRICANAS E AFROBRASILEIRAS EM PROGRAMAS DE ENSINO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA E PEDAGOGIA (1990-2010)

Nome: LUIZ ANTÔNIO GOMES PINTO

Data de publicação: 13/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANETE MAGALHAES CARVALHO Examinador Interno
MARCO ANTONIO LEANDRO BARZANO Examinador Externo
MARCUS VINICIUS FONSECA Examinador Externo
OSVALDO MARTINS DE OLIVEIRA Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMOES Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa historiográfica investiga o processo de inclusão de narrativas históricas africanas e afro-brasileiras nos cursos de licenciatura em História e Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no período de 1990 a 2010. Desenvolvida na perspectiva do paradigma indiciário, em interlocução com teorias e métodos da micro-história italiana, particularmente com a escrita da história proposta pelos historiadores Carlo Ginzburg (2001; 2002; 2006; 2007; 2012ª; 2012b) e Giovanni Levi (1992; 1998; 2000; 2020), utiliza como fontes documentos institucionais, currículos e programas de ensino, livros didáticos e matérias jornalísticas sobre o tema. No contexto das transformações sociais, políticas, culturais e econômicas ocorridas no período investigado, analisa pressões exercidas pelos movimentos sociais para a aprovação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e os seus desdobramentos no âmbito da formação de professores/as.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910