FLASHES DE ESCOLA: TERRAS FOTOFABULADAS COM CRIANÇAS

Nome: CAMILLA BORINI VAZZOLER GONÇALVES

Data de publicação: 07/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALIK WUNDER Examinador Externo
CESAR DONIZETI PEREIRA LEITE Examinador Externo
JANETE MAGALHAES CARVALHO Examinador Interno
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Examinador Interno
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Examinador Interno

Resumo: Esta tese é um convite para explorar o território-escola por meio das experimentações fotográficas realizadas por crianças e professoras. Nessa jornada, partimos do pressuposto de que as crianças, como povo por vir, nos mostram caminhos nômades para trilhar pelo território, criando meios e trilhas para escapar das tentativas de controle sobre seus corpos. Portanto, defendo a tese de que as experimentações fotográficas produzidas em um centro de educação infantil traçam, no plano de imanência, narrativas imaginárias e invenções que desafiam a lógica de aprisionamento dos corpos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de educação infantil no município de Serra. Utilizamos a metodologia da cartografia associada à fotografia, na qual criamos o que chamamos de carto(foto)grafia. As crianças produziram fotografias do ambiente escolar e, após a revelação dessas imagens, elas se tornaram parte do espaço-tempo da escola, envolvendo as crianças e professoras em redes de conversações. As fotografias vão além da busca por representações estéticas padronizadas e nos convidam a questionar, explorar, fabular e criar, ou seja, fotofabular a escola, a infância, à docência, os currículos, os conhecimentos e os afetos. Para isso, recorremos a algumas ferramentas conceituais desenvolvidas por pensadores como Gilles Deleuze, Felix Guattari, David Lapoujade, Roland Barthes e muitos outros. Junto com as crianças e professoras, apostamos em processos imanentes de criação e fabulação, transformando nossa jornada pelo território-escola em uma experiência nômade. Evidenciamos como as fotografias podem se tornar um meio para repensar os currículos, as infâncias, as docências e a própria escola, permitindo que crianças e professoras fabulem ou foto fabulem outros mundos e nos apontem caminhos para habitar a Nova Terra.

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