PRÁTICA PROFISSIONAL DE UM FORMADOR DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ROVUMA-MOÇAMBIQUE:UM ESTUDO (AUTO) BIOGRÁFICO
Nome: ONIVA JOÃO MBOA
Data de publicação: 22/03/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANTONIO HENRIQUE PINTO | Examinador Externo |
GEIDE ROSA COELHO | Presidente |
SANDRA KRETLI DA SILVA | Examinador Interno |
Resumo: Esta Dissertação aborda sobre a Educação Matemática na formação inicial e
continuada de professores em Moçambique. Como objetivo geral busca
compreender por meio da escrita de “si”, as práticas desenvolvidas em processos de
formação de professores de matemática e suas implicações na constituição
profissional como formador numa perspectiva da educação matemática crítica. O
estudo é (auto) biográfico com base na (auto) formação, na qual participo como
narrador e pesquisador assumindo o memorial como procedimentos e interpretado
mediante recordações-referências. Apresento três eixos para o processo de
interpretação: (i)política de formação de professores em Moçambique, seus
entrelaçamentos com as práticas e processos de formação-efeito da política na vida
e na vida do professor; (ii)processos de apropriação dos referencias e práticas do
professor formador de matemática;(iii)diferentes modos de ensinar e aprender e o
processo de constituição identitária e profissional do professor formador de
matemática. Como suporte teórico, trabalhamos com as contribuições de Ole
Skovismose e Paulo Freire, para os estudos sobre a educação matemática crítica,
assim como Inês Ferreira de Souza Bragança, Maria Helena Menna Barreto
Abrahão e Maria Isabel da Cunha, para discussão teórico- metodológica dos estudos
(auto)biográficos e o desenvolvimento profissional docente mediados por essa
perspectiva.. Como principais compreensões desse processo de análise da
experiência destacamos: eixo1, as interferências das elites hegemônicas/políticas na
aprovação de programas de dimensão mercadológica influenciam ao professor na
prática da educação bancária como forma de cumprir as suas responsabilidades de
ensinar. Eixo2: considero desenvolvimento profissional ao movimento que o
formador realiza sendo de investigação, interação e valorização de outros
conhecimentos importantes para a profissão que são constituídos de forma dinâmica
por meio da formação continuada/permanente. Além disso, importante considerar a
construção identitária e a profissionalidade docente como um processo que se dá
por meio da dimensão relacional, didático-pedagógico e sociocultural que se adquire
ao longo da trajetória do professor. Eixo3: compreendo que não existe um método
especifico para o ensino da matemática, mas este processo vai se dando mediante o
desvelamento das realidades que vão ocorrendo na nossa pratica através das práxis
educativas, destacando a importância do cotidiano do estudante para contextualizar
os conteúdos, e do dialogo e a capacidade reflexiva do professor/formador.
Importante considerar que ao longo da vida profissional é importante fazermos uma
análise da prática de forma crítica, ética e responsável, mobilizando e produzindo
saberes plurais, reflexivos, contextuais e que resultam de aprendizagens situadas
nas práticas de ensinar e aprender e de constituir-se professor.