O CONSED E O INSTITUTO UNIBANCO: UMA ARTICULAÇÃO PARA A DEFINIÇÃO DAS AGENDAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O
ENSINO MÉDIO (2017–2022)

Nome: TATIANA GOMES DOS SANTOS PETERLE

Data de publicação: 28/05/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON MACIEL PEIXOTO Examinador Externo
GILDA CARDOSO DE ARAUJO Presidente
MARCELO LIMA Examinador Interno
MARIA RAQUEL CAETANO Examinador Externo
WAGNER DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: A proposta de pesquisa integra os interesses do grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais, abordando o papel do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) nas relações intergovernamentais e o protagonismo crescente do
Instituto Unibanco nas decisões políticas educacionais. Ao explorar a dinâmica entre o Consed e o Instituto Unibanco, duas entidades influentes na formulação de políticas para a educação brasileira, e situada no contexto das mudanças políticas e
educacionais recentes no Brasil, a pesquisa visa identificar e analisar como a articulação entre essas duas entidades influencia a definição e a implementação de políticas educacionais, especialmente no que tange ao Ensino Médio. A relevância do
estudo se ancora na observação de um protagonismo marcante do Instituto Unibanco nas ações do Consed, sugerindo uma possível reconfiguração das políticas educacionais que favorece lógicas de mercado. Metodologicamente, a pesquisa adota
uma abordagem qualitativa, empregando técnicas de revisão sistemática da literatura e análise documental para coletar e analisar dados. O referencial teórico mobiliza conceitos de Estado, Hegemonia e Aparelhos Privados de Hegemonia de Antonio
Gramsci (2000, 2002, 2004, 2012), Privatização da Educação a partir de Adrião (2015; 2018; 2022), recorrendo ainda aos conceitos de Agenda Política de John Kingdon (1995). Esse arcabouço teórico orienta a investigação sobre as formas como a
educação pode ser influenciada por interesses privados, particularmente no que tange à gestão, ao currículo e à oferta escolar. Os principais apontamentos incluem a evidência crescente da participação do Instituto Unibanco nas decisões do Consed,
sugerindo uma reconfiguração das políticas educacionais que favorece lógicas de mercado. Destaca a influência da articulação do Instituto Unibanco com o Consed na em reformas educacionais como a do Novo Ensino Médio e a implementação BNCC
e por fim apresenta a categorização dos documentos do Consed que indicam a privatização em dimensões que afetam diretamente a gestão, o currículo e a oferta escolar, alinhando-se aos interesses empresariais. A tese valida a hipótese de que as
políticas para o Ensino Médio são influenciadas pelas agendas de organizações de interesses privados por meio da articulação entre o Consed e o Instituto Unibanco que desempenham um papel central na privatização do Ensino Médio.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910