ENSINO AGRÍCOLA E EXTENSÃO RURAL NO ESPÍRITO SANTO: A ESCOLA PRÁTICA DE AGRICULTURA DE SANTA TERESA (1940-1948)
Nome: MARCELO MONTEIRO DOS SANTOS
Data de publicação: 15/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY | Examinador Externo |
REGINA HELENA SILVA SIMOES | Examinador Interno |
Resumo: A pesquisa em tela objetiva analisar o processo de criação e desenvolvimento da Escola Prática de Agricultura no município de Santa Teresa, Espírito Santo, entre 1940 e 1948. A abordagem teórico metodológica ancorou-se na micro-história
italiana (GINZBURG, 1989) ao buscar as relações entre o microcosmo daquela instituição de ensino na relação com o macrocosmo regional e nacional em um período ampliado para toda a primeira metade do século XX. Tomaram-se como corpus documental privilegiado as fontes depositadas no Núcleo de Memória do campus Santa Teresa tais como relatórios, periódicos, fotografias, livros de matrícula, correspondência e ofícios. As questões que nortearam o objetivo proposto foram: a) compreender a trajetória do ensino agrícola no Espírito Santo na primeira metade do século XX; b) analisar o processo de implantação e consolidação da
Escola Prática de Agricultura e a sua consolidação entre 1940 e 1948; c) analisar a organização das práticas curriculares da instituição, considerando as atividades e os eventos produzidos e promovidos na relação entre o ensino e a extensão rural, bem
como entre a escola e a comunidade local. O trabalho demonstrou que a Escola Prática de Agricultura, em contraste com outras experiências de ensino agrícola no Espírito Santo, teve uma trajetória de estabilidade e crescimento na década de 1940, constituindo-se como uma instituição de ensino técnico com forte penetração na comunidade rural do estado a partir da inter-relação entre ensino e extensão rural.