OS MODOS COMO AS AÇÕES SÃO EMPREENDIDAS NA PESQUISA-AÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO BRASIL E PORTUGAL

Nome: LETICIA SOARES FERNANDES

Data de publicação: 18/07/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Examinador Interno
DEOLINDA ALICE DIAS PEDROSO RIBEIRO Examinador Externo

Resumo: A pesquisa de mestrado tem como objetivo geral compreender, à luz da ação comunicativa, a
articulação das ações propostas na pesquisa-ação às necessidades formativas dos participantes
da pesquisa, considerando os argumentos explícitos e implícitos dos autores das produções
acadêmicas advindas do mestrado no período de 2012-2022 em Brasil e Portugal. Para isto,
estabelece como objetivos específicos realizar um levantamento da produção acadêmica que
toma a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa nos programas de pós-graduação em
educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e nos cursos de
mestrado da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto no período de 2012 a 2022;
apresentar os contextos socioeducacionais e institucionais nos quais a produção acadêmica em
pesquisa-ação em nível de mestrado está inserida em âmbitos brasileiro e português,
considerando os contextos em que as ações são empreendidas nas investigações; compreender
de que modo as dissertações de mestrado no Brasil e os relatórios de estágio em Portugal
articulam as demandas do contexto investigado e as ações propostas na pesquisa-ação, a partir
dos aspectos teórico-metodológicos; e apontar os argumentos dos autores com relação às
contribuições da pesquisa-ação para a inclusão escolar e para o desenvolvimento profissional
dos profissionais da educação. Toma como aporte teórico-epistemológico o filósofo Jürgen
Habermas, por meio dos pressupostos da teoria social crítica e do Agir Comunicativo. De
natureza qualitativa, assume a perspectiva epistemo-metodológica do estudo comparado
internacional por meio de uma “pesquisa da pesquisa-ação”. Compreende quatro momentos de
pesquisa: o levantamento da produção acadêmica em pesquisa-ação e a constituição do corpus
de análise, a partir dos PPGs em Educação da Ufes e dos cursos de mestrado da ESE do P.
Porto; a compreensão dos contextos socioeducacionais e institucionais em que a pesquisa-ação
se insere; a visita técnico-científica ao distrito de Porto/Portugal; e os espaços discursivos com
os autores-pesquisadores das dissertações de mestrado e relatórios de estágio. A análise dos
dados dá-se por meio dos Círculos Argumentativos, empreendidos a partir dos argumentos dos
autores nos textos escritos e nos espaços discursivos. Conclui-se que as produções analisadas
de Portugal se constituem como produto da formação inicial dos autores-pesquisadores,
enquanto no Brasil referem-se à formação continuada. Advoga-se que autores-pesquisadores
articulam as ações empreendidas às demandas formativas dos participantes da pesquisa desde
a concepção de pesquisa-ação e a concepção de sujeito adotadas, à constituição do problema
pesquisa, ao delineamento, empreendimento e replanejamento das ações, por meio de um agir
comunicativo forte. Entende-se que a pesquisa-ação/investigação-ação contribui para as áreas
da formação inicial, da formação continuada e da inclusão escolar/educação inclusiva.

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