CARTOGRAFANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM MUNICÍPIO CAPIXABA: PESQUISA-FORMAÇÃO
Nome: BARBARA SANTANA DOS SANTOS DE SANTANA
Data de publicação: 12/03/2025
Banca:
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Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Examinador Interno |
CARLINE SANTOS BORGES | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo cartografar e compreender as implicações do
Curso de Aperfeiçoamento “Educação Especial na perspectiva da inclusão na escola
comum” para três professoras de Educação Especial de um município capixaba,
bem como acompanhar os movimentos que emergiram a partir de seus discursos e
práticas pedagógicas. Busca-se, assim, contribuir para os processos de formação
continuada de profissionais da Educação e para a escolarização de estudantes de
Educação Especial, a partir das experiências vivenciadas por essas docentes. Para
tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: entender os
processos formativos vividos pelas professoras de Educação Especial de Domingos
Martins-ES, participantes do Curso de Aperfeiçoamento da Universidade Federal do
Espírito Santo; conhecer as concepções de formação continuada que orientam as
práticas das docentes, considerando suas narrativas e os discursos expressos nos
documentos educacionais legais do município; e mapear e refletir com as
professoras sobre as necessidades de formação continuada para práticas
pedagógicas inclusivas. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos aportes
sociológicos de Boaventura de Sousa Santos (2010, 2011, 2018, 2019) e nos
referenciais pedagógicos de Philippe Meirieu (2002, 2005), além de dialogar com
autores que discutem a Educação Especial e a formação continuada docente sob
uma perspectiva inclusiva, como Jesus (2006), André (2009), Pantaleão (2009) e
Borges (2019), dentre outros. De natureza qualitativa, o estudo adota como marco
metodológico a Cartografia Simbólica das Representações Sociais (Santos, 2011) e,
como abordagem metodológica e epistemológica, a pesquisa-formação (Barbier;
2004; Longarezi; Silva, 2013), orientando-se pelo princípio de investigar com e não
sobre as docentes participantes. Para a produção e registro dos dados, foram
empregadas diferentes estratégias metodológicas, incluindo observação
participante, com registros em diário de campo; gravação e transcrição de áudio dos
encontros; análise documental e bibliográfica e análise de documentos oficiais sobre
a formação continuada em Domingos Martins-ES; narrativas escritas pelas
professoras; além de diálogos formais e informais, presenciais e virtuais. A análise
dos dados, organizada em eixos temáticos, evidenciou a importância de formações
continuadas que promovam o desenvolvimento profissional docente e a
escolarização do público da Educação Especial. Os achados revelam, ainda, a
potencialidade dessas formações na transformação das concepções e práticas
docentes, na transição para perspectivas mais críticas e reflexivas e na
ressignificação da relação com o conhecimento, especialmente quando favorecem a
articulação entre teoria e prática. Além disso, destaca-se o papel da universidade
pública como instância formadora de professores e promotora de mudanças no
campo educacional. Os resultados indicam que o Curso de Aperfeiçoamento
constituiu-se como alternativa aos modelos tradicionais de formação docente, e que
a pesquisa-formação emergiu como uma possibilidade de construção colaborativa
do conhecimento, promovendo a ressignificação das práticas pedagógicas e
contribuindo para a consolidação de uma escola inclusiva, comprometida com a
aprendizagem de todos os estudantes.