Devires em Cor: movimentos de vida pintados em cenas cotidianas das escolas

Nome: MARCO ANTONIO OLIVA GOMES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/12/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALDO VICTÓRIO FILHO Examinador Externo
ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE AMORIM Examinador Externo
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Interno
HIRAN PINEL Examinador Interno
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Orientador

Páginas

Resumo: A pesquisa em questão problematizou processos educacionais vividos com os cotidianos de escolas públicas de ensino fundamental e médio da rede estadual do Espírito Santo localizadas no município de Vitória, assumindo o ensino de arte como potência para a invenção de outros sentidos de conhecimento e, em particular, de currículo escolar em suas relações com questões de sexualidade e gênero e raça e cultura e inclusão e... Assumiu a noção de conhecimento como redes de afectos, perceptos e conceptos tecidas nos diferentes espaçostempos das instituições pesquisadas, envolvendo relações de poder-saber e desejando, sempre que possível, ampliar as possibilidades de se viver a diferença na/da/com as vidas dos sujeitos que praticavam os cotidianos das referidas instituições. Considerou o currículo escolar em sua realização no plano da imanência, a partir dos usos feitos dos textos prescritos oficiais ao mesmo tempo em que problematizou a visão que o reduzia ao texto prescritivo, com seus programas e projetos instituídos. Valeu-se da cartografia como atitude de pesquisa para acompanhamento de processos que se singularizaram nas práticas pedagógicas, visando criar diferentes possibilidades de se relacionar com os acontecimentos, a partir do incentivo à uma postura ética pautada em uma estética da diferença. Buscou desconstruir uma dada forma padrão de escrita, rasurando alguns sentidos tradicionais do texto acadêmico e, ao mesmo tempo, valeu-se da possibilidade de fazer a linguagem da escola gaguejar. Ousou experimentar uma escrita aos fragmentos, poética e sensível na composição de diferentes platôs sem, com isso, perder o rigor acadêmico exigido para a realização de uma tese de doutorado. Buscou provocar a invenção de novos modos de se experimentar a pesquisa acadêmica, envolvendo-a em matizes de cores-sabores de nuanças ilimitadas, que oportunizaram trocas de sentidos-sentidos, potencializando uma estética da existência para uma vida bonita que pudesse provocar movimentos nas escolas de desconstrução de imagens-clichê e, assim, inventar outros mundos possíveis, mais plurais e belos...

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