Esperando o Superman: da diáspora do conceito e sua produção de diferenças e resistências em escolas no norte e sul globais.

Nome: JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 23/08/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
HIRAN PINEL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALDO VICTÓRIO FILHO Examinador Externo
CÉSAR PEREIRA COLA Examinador Interno
HIRAN PINEL Orientador
MARSYL BULKOOL METTRAU Examinador Externo
OSVALDO LUIZ RIBEIRO Examinador Externo

Páginas

Resumo: Vivências no Norte e Sul Globais, inspiradas pela Pedagogia Comparada e na Fenomenologia, são apresentadas tendo como personagens pais, alunos e professores em escolas públicas estadunidenses e brasileiras. A narrativa tem como foco a diáspora que ocorre por causa dos conceitos dados às essas escolas por meio de Testes Padronizados, impostos aos alunos, nesses Sistemas de Educação. Em decorrência dessa diáspora uma busca por escolas de categoria A, melhores ou mais ricas apontam-se as produções de diferenças, estigmas
étnico-raciais, de exclusão e a manutenção do pós-colonialismo, do epistemicídio do Norte em relação ao Sul e das relações implícitas entre opressor/oprimido. Relata-se sobre as Charter-Schools estadunidenses, sobre os Testes Padronizados nos Estados da Florida e Texas, bem como da Prova Brasil e suas
implicações na Educação Brasileira. Além da produção das diferenças, pontuam-se também as insurreições e resistências advindas dos resultados, ora positivos ora negativos, dos mecanismos nacionais de avaliação, bem como da Diáspora do
Conceito.

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