EDUCAÇÃO AMBIENTAL A DISTÂNCIA NAS REDES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO, CURRÍCULOS E SUBJETIVAÇÃO.

Nome: ATONILDO PEREIRA PORTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/07/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Interno
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno
MARTHA TRISTÃO FERREIRA Orientador
VANESSA HERNANDEZ CAPORLINGUA Examinador Externo

Resumo: A pesquisa Educação Ambiental a Distância nas redes e processos de formação, currículos e subjetivação encontra movimento na cartografia das conversações e narrativas em redes, tecidas e em constituição nos cotidianos de espaços educadores. O objetivo maior da pesquisa está em pensar e problematizar a formação continuada de educadores/as em Educação Ambiental a partir da oferta do I Processo Formador em Educação Ambiental a Distância - PFEA@D - ofertado no Brasil entre os anos de 2009-2010. A produção de dados encontrou aporte nos documentos do processo formador e em seus desdobramentos na escola. Nos diferentes espaços tempos, do AVA e do ambiente escolar, as produções dos sujeitosmosaicos movimentaram pensamentos e práticas. Nos diálogos com outros, nas oficinas, nas aulas e nas conversas com sujeitosmosaicos encontramos pistas e dispositivos que potencializam a vida, que fazem pensar a Educação Ambiental como processos, invenção e verdades em tempos atravessados pela tecnologia, também como possibilidade de um mundo melhor frente à crise socioambiental em tempos de transição paradigmática. As problematizações ainda encontram fluxos na filosofia, nos paradigmas da complexidade e do caos, nas ideias de muitos autores, nos saberesfazeres e subjetividades de educadores/as e alun@s que emergem entre o possível...real...atual...virtual e as redes de educação ambiental. As experiências com o PFEA@D fizeram emergir outros currículos, criaram possibilidades, linhas de fuga. Produziram processos de subjetivação relevantes para se entender a constituição dos sujeitosmosaicos. Possivelmente educadores/as e alun@s foram atravessados/as por afetos e desejos que tocaram, interviram em suas relações, conhecimentos e práticas em EA e transformaram suas percepções de/no mundo.

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